Aydano André Motta
Na festa cheia de fundamentos e tradições, firma-se mais um ritual: a edição especial de Rio Já sobre o Carnaval. Pelo quarto ano, a mais carioca das revistas mergulha na grande manifestação da cultura popular, desvendando seus segredos, exaltando seus personagens e oferecendo todos os detalhes da maratona dos bambas na Sapucaí.
Nossa reportagem de capa presta justa homenagem ao maior artista da Passarela, que vai atravessá-la cantando pela última vez. Após 50 anos, Neguinho da Beija-Flor decidiu se aposentar dos desfiles, conduzindo sua escola no enredo sobre Laíla como saideira. Deixa escrita linda história de amor com o Carnaval. Para ler, clique aqui.
Mas a fila anda – e outra gigante da música chega para fazer o espetáculo reluzir ainda mais. Anitta, nossa maior estrela internacional, integra a parceria que compôs o samba da Unidos da Tijuca. Jan Theophilo conta como foi. Para ler, clique aqui.
Ele também entrevista compositores multicampeões dos hinos carnavalescos. Para ler, clique aqui.
No espetáculo agora dividido em três noites – entre outras muitas mudanças, esmiuçadas por Marcelo Macedo Soares –, há personagens de sobra para prestar atenção. Para ler, clique aqui.
Luisa Prochnik apresenta lista preciosa com um nome de cada escola. Para ler, clique aqui. Nossa especialista em Carnaval de rua, ela prova, com guia detalhado, que os blocos são uma delícia cada vez com menos bagunça e mais civilidade. Para ler, clique aqui.
Falando na folia libertária que toma a cidade, Jan Theophilo entrevista o homem por trás da estrutura da festa de milhões. Duda Magalhães, o dono da Dream Factory, detalha sua experiência em grandes eventos e aponta caminhos para a overdose de alegria ser ainda mais sedutora e benéfica à cidade. Para ler, clique aqui.
De volta à Sapucaí, Caroline Rocha desvenda o ofício mais versátil das escolas: diretor de Carnaval. Ela conta um pouco da rotina desses profissionais multitarefa, responsáveis por liderar o processo de construção dos desfiles. A repórter tem lugar de fala: é neta do maior deles, Laíla (1943-2021), mítico comandante da Beija-Flor que, em 2025, será homenageado como enredo pela escola de Nilópolis. Para ler, clique aqui.
É de Caroline também a marca registrada das edições de Carnaval da Rio Já: o mais completo serviço sobre as escolas do Grupo Especial, com letras dos sambas, resumos dos enredos, principais artistas e cores da bandeira de cada uma. Basta ler, que você vira quase um bamba. Para ler, clique aqui.
Também tem Série Ouro na revista. A União de Maricá, agremiação emergente da segunda divisão da festa, desfilará pelo segundo ano seguido na Sapucaí, agora com status de favorita ao título. Marcelo Macedo Soares detalha o trabalho do próspero grêmio da Região dos Lagos. Para ler, clique aqui.
Não tem, nem nunca teve, samba sem comida. Assim, Bruno Agostini viaja por suas memórias de repórter gastronômico, falando dos enredos sobre o assunto que viu passar in loco. Ainda lista alguns bares cativos dos sambistas. Para ler, clique aqui. Além da coluna Alto Astral. Delícia!
Para completar, Leonardo Bruno, jornalista, escritor e roteirista, analisa, em artigo exclusivo, as possíveis consequências do desfile em três dias, que motiva discussões apaixonadas na bolha carnavalesca. Com autoridade, ele aponta os reais motivos da mudança. Para ler, clique aqui.
Porque quando o desfile jornalístico mistura alegria, beleza e precisão na informação, merece 10, nota 10!
Bom Carnaval, leitores!