FUTURO PRESENTE INICIA SEGUNDO MÊS DE PROGRAMAÇÃO

O Futuro Presente entra em julho, seu segundo mês de programação, com um ciclo de palestras/bate-papos, oficinas maker e pocket shows gratuitos que apontam para o futuro e abordam empreendedorismo, conquistas, inovação e tecnologia. O projeto vai até novembro e acontece no Espaço Conceito Banco do Brasil, um lugar diferenciado que combina atendimento bancário com ambientes de interação, informação e programação cultural. O mês é marcado pela música como tema presente em muitas atividades e terá 2 palestras, 20 oficinas e 1 pocket show. O projeto é patrocinado pelo Banco do Brasil. 

O universo musical domina as palestras de julho, com a cantora, compositora e empresária Raquel Virgínia, no dia 6, falando sobre “Empreender com Ad(Diversidade)”. Com mais de 14 mil ouvintes mensais nas plataformas digitais e mais de 32 mil views em seu canal no YouTube, Raquel Virginia contará sobre sua trajetória “multitasking” no segmento da música e do empreendedorismo. Barreiras enfrentadas e conquistas, passando pelas 2 indicações ao Grammy da sua banda anterior e seu futuro trabalho solo. Raquel vai contar como sua trajetória caminha lado a lado com o empreendedorismo no segmento de inclusão, através da agência de inovação “Inhaí”

Já no dia 20 o papo é sobre “Empreendedorismo na Música” com a empresária artística Kamilla Fialho. Na palestra, Kamila,  abordará o processo de construção de uma carreira artística, por onde começar, as etapas e profissionais envolvidos, a importância da constância e organização, além de quebrar alguns mitos sobre o mercado da música. 

Para coroar o assunto, no dia 29, o show de Kynnie, uma das maiores apostas femininas da black music atual e artista do Inbraza – selo pop da Som Livre em parceria com a Liga Entretenimento. 

As oficinas começam no dia 2 e vão até 31 de julho, sempre nos fins de semana, voltadas para todos os públicos e com facilitadores especialistas. Os temas do Lab Maker são a criação de conteúdos imersivos e conteúdos para redes sociais; iniciação ao corte à laser; programação na prática; impressão em 3D na prática; NFT para artistas; moda a partir de materiais reciclados e serigrafia.   

Com apresentação dos jornalistas Carol Anchieta e Guilherme Guedes, as palestras/bate-papos trazem convidados de renome que vão tratar de temas inspiradores e atuais, duas vezes por mês, sempre às quartas-feiras. O Lab Maker é um espaço de oficinas que visa estimular a formação e experimentação de tecnologias para desenvolver ideias e projetos. Voltadas para pessoas de todas as idades e que queiram desenvolver suas competências no mundo da tecnologia, as oficinas acontecem sempre aos feriados e finais de semana. Já os pocket shows privilegiam a nova cena musical carioca e acontecem mensalmente, às sextas. A programação segue até novembro deste ano e pode ser conferida mês a mês  aqui.

A entrada para toda a programação do projeto é gratuita e é necessário garantir os ingressos no site da Eventim ou na bilheteria física do CCBB RJ, uma hora antes dos eventos.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA – JULHO 2022

02/07 – 11h 

Oficina: Criação de conteúdos imersivos – desenvolvimento de ambiente no metaverso usando Blender e Spatial (a partir de 10 anos), com Vinicius Arcoverde

02/07 – 16h

16h – Criação de conteúdos imersivos: desenvolvimento de ambiente no metaverso usando Blender e Spatial  (a partir de 15 anos), com Vinicius Arcoverde

03/07 – 11h

Oficina: Criação de conteúdos para redes sociais: design e narrativa visual para crianças (de 7 a 14 anos), com Ana Cardoso e Romulo Matteoni

03/07 – 16h 

Oficina: Criação de conteúdos para redes sociais: crie designs profissionais para Instagram com o Canva (a partir de 15 anos), com Ana Cardoso e Romulo Matteoni

06/07 – 19h

Palestra: “Empreendendo com Ad(Diversidade)”, com Raquel Virgínia. Mediação: Carol Anchieta

09/07 – 11h 

Oficina:  Iniciação ao corte à laser: design de acessórios de moda (de 7 a 14 anos), com Ronaldo Vasconcelos 

09/07 – 16h 

Oficina:  Iniciação ao corte à laser: design de acessórios de moda (a partir de 15 anos), com Ronaldo Vasconcelos

10/07 – 11h 

Oficina: Programação na prática: produza peças visuais de maneira criativa com Processing (de 7 a 14 anos), com Bárbara Castro

10/07 – 16h

Oficina: Programação na prática: produza peças visuais de maneira criativa com Processing (a partir de 15 anos), com Bárbara Castro

16/07 – 11h 

Oficina:  Iniciação ao corte à laser: criação de brinquedos (de 4 a 14 anos), com João Azevedo e Pedro Azevedo

16/07 – 16h 

Oficina: Iniciação ao corte à laser: criação de esculturas em fatias (a partir de 15 anos), com João Azevedo e Pedro Azevedo

17/07  11h 

Oficina: Programação na prática: crie de roupas e adereços interativos (7h a 14 anos), com Natalia Bruno

17/07 – 16h 

Oficina: Programação na prática: crie roupas e adereços interativos (a partir de 15 anos), com Natalia Bruno

20/07 – 19h

Palestra: “Empreendedorismo na Música”, com Kamilla Fialho. Mediação: Guilherme Guedes

23/07 – 11h 

Oficina: Criação de conteúdos imersivos: aprenda a desenvolver filtros para instagram com Spark AR (a partir de 10 anos), com Vinicius Arcoverde 

23/07 – 16h 

Oficina: Criação de conteúdos imersivos: aprenda a desenvolver filtros para instagram com Spark AR (a partir de 15anos), com Vinicius Arcoverde

24/07 11h 

Oficina: Impressão 3D na prática: massinha digital (de 4 a 14 anos), com Mario Lima

24/07 – 14h 

Oficina: Arte digital: NFT para artistas, do conceito à prática (a partir de 15 anos), com Uno de Oliveira

29/07 – 19h

Show: Kynnie

30/07 – 11h 

Oficina: Reciclagem: crie acessórios de moda a partir de materiais recicláveis (de 7 a 14 anos), com Leonardo Jarlicht

30/07 – 16h

Oficina: Reciclagem: crie acessórios de moda a partir de materiais recicláveis (a partir de 15 anos), com Leonardo Jarlicht

31/07 – 11h 

Oficina: Upcycling: crie estampas e customize suas roupas com técnicas de serigrafia (de 4 a 14 anos), com Aline Besouro

31/07 – 16h 

Oficina: Upcycling: crie estampas e customize suas roupas com técnicas de serigrafia (a partir de 15 anos), com Aline Besouro

SAIBA MAIS SOBRE OS PARTICIPANTES DO PROJETO

Aline Besouro é mestra em Processos Artísticos Contemporâneos (PPGARTES/UERJ) e formada em História da Arte (UERJ). Atua desde 2012 como artista educadora utilizando o silkscreen como meio de investigação artística e comunicação poética.

Ana Cardoso e Romulo Matteoni são designers e sócios da 2ml Design, um estúdio com foco em design generalista e consultoria em design estratégico e posicionamento de marca para pequenos e médios empreendimentos. Ao longo de 13 anos, o estúdio já trabalhou atendendo clientes de todo o país e do exterior, como Fiocruz, Ministério da Saúde, Casa da Palavra, Edições de Janeiro, Riobooks, 2AB, EdUFMT, EdUFF, Novas Ideias, RAF Arquitetura, Rodoil, EPAM Systems, Maré Relógios, entre outros. Ana é designer formada pela PUC-Rio com passagem pela Apple Developer Academy. Rômulo é designer formado pela PUC-Rio e professor universitário com especialização em Design e Educação.

Barbara Castro é artista, designer, pesquisadora, programadora e professora. Doutora em Artes Visuais pelo PPGAV/EBA/UFRJ, Barbara leciona disciplinas relacionadas à programação criativa, novas tecnologias e culturas regenerativas no Departamento de Artes & Design da PUC-Rio. Sua pesquisa teórico-prática em arte computacional e visualização artística de dados aborda o instinto de sobrevivência, a vitalidade e o antropoceno. É sócia e diretora de criação do estúdio Ambos&&, que realiza consultoria e curadoria de exposições e instalações interativas para o Museu do Amanhã, CCBB, Museu Nacional, entre outros. 

Carol Anchieta é jornalista com passagem por veículos como TV Unisinos, Canal Futura, Rede Globo e RBS TV. Cria do cenário da cultura urbana, seu trabalho voltado para o jornalismo cultural prioriza a arte e todas as formas de expressão e pertencimento cultural.  Feminista antirracista, integra o coletivo  de estudos “Atinúké – Pensamento de Mulheres Negras” (RS). Atuou como assessora de diversidade da Secretaria de Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, é mestra em Design e  editora e curadora da “Corpo Futuro”, revista de arte com edição semestral focada em obras criadas para arte impressa. 

Guilherme Guedes é jornalista, apresentador e pesquisador musical. Desde 2013 apresenta transmissões ao vivo de shows e festivais no Multishow e no Canal Bis, onde também produz roteiros de programas musicais e material de pesquisa e conteúdo jornalístico. Desde 2017 apresenta e roteiriza o “Experimente”, programa de entrevistas do Canal Bis com curadoria dedicada à nova geração da música brasileira. Em maio de 2020 lançou o podcast musical “Queijo Quente” e em fevereiro de 2021 lançou o “Quarta às Nove”, programa semanal de entrevistas em seu perfil no Instagram. Já colaborou para veículos como UOL, Rolling Stone Brasil e Tenho Mais Discos Que Amigos.

João Azevedo é carioca e designer graduado pela UFRJ. Mestre e doutor em Design pela PUC-Rio, trabalhou por anos na indústria moveleira do Rio, especializando-se em materiais naturais. É professor e pesquisador na PUC-Rio onde desenvolve pesquisas sobre biomimética, especialmente bolhas de sabão e suas formas, que já foram apresentadas em eventos como a Rio+20 e publicadas em diversos países mundo afora. É sócio fundador da Maré, empresa especializada em upcycling de materiais – como madeira, jeans e alumínio – , produzindo relógios, óculos e acessórios  por meio da fabricação digital.

Kamilla Fialho atua no mercado da música há mais de 18 anos. Sua carreira como empresária começou anos atrás quando se aproximou do mundo do funk. Seu primeiro artista veio dali: MC Sapão. A partir dessa parceria nasceu a K2L, sua empresa, que visava profissionalizar um mercado ainda despreparado e predominantemente masculino. Desde então, foi responsável pela carreira de grandes nomes da música nacional como Anitta, Lexa, Naldo Benny, Valesca Popozuda, Kevin O Chris, 3030 e tantos outros.  Hoje, a empresária que é referência no mercado musical, agrega novos braços de negócios, oferecendo serviços como consultora e a criação de seu novo infoproduto, o curso “Como Viver de Música”.

Leonardo Jarlicht é formado em Design pela PUC-Rio, com passagem pelo curso de Design da Universidade de Middlesex, em Londres. Trabalhou em vários escritórios de design de produto no Rio de Janeiro. Em 2021, idealizou a marca Vaique: um laboratório de soluções materiais que se dedica a explorar e desenvolver materiais não convencionais de baixo impacto , voltados para o mercado.

Mario Lima é carioca, nerd, maker e designer de produto. Formado em 2009 pela UFRJ, lida com as tecnologias de impressão 3D desde 2014, quando montou sua 1ª impressora. É mestre em Design pela PUC-Rio, com o tema “Impressão 3D na Educação Infantil” e atualmente é doutorando com o tema “Bioimpressão 3D”. Já trabalhou em indústrias, agências e atualmente é designer na Fundação Cecierj e um dos sócios do Medula Studio.

Natalia Bruno investiga o campo da tecnologia vestível desde 2012, quando desenvolveu uma coleção de roupas interativas para estimular a movimentação corporal e interação social em um grupo de pessoas do IPCEP – Instituto de Psicologia Clínica Educacional e Profissional (RJ). Desde então, se aprofundou nas pesquisas em wearables através do mestrado em Design (PUC-Rio) onde desenvolveu peças interativas com circuitos simples (MetaParangolés) e criou o colar interativo Goya, em parceria com o LIFE e a Coopa Roca (grupo de mulheres artesãs da Rocinha). O colar foi exposto em Barcelona, Roma e outras cidades da Europa. Natalia foi professora-colaboradora do programa de residência “Tecnologia na Moda” do Laboratório de Atividades do Amanhã (Museu do Amanhã) onde orientou o processo de desenvolvimento de wearables para a exposição “Interface/Interlace”. 

Pedro Azevedo é carioca, botafoguense, surfista e faixa preta de jiu jitsu. Cursou Geografia na PUC-Rio, onde trabalhava em pesquisas de ecologia em campo. Empreendedor desde novo, por anos trabalhou com moda, outra de suas paixões. Desde 2017 tornou-se sócio da Maré, empresa especializada em upcycling de materiais – como madeira, tecidos e alumínio – que produz relógios, óculos e acessórios por meio da fabricação digital.

Raquel Virginia é cantora e compositora nascida na periferia de São Paulo. Aos 17 anos, inspirada por artistas baianos como Ivete Sangalo e Gal Costa, mudou-se para Salvador para seguir na carreira musical como cantora de axé, mesmo momento em que decidiu cursar Jornalismo naquela cidade, e, posteriormente, um curso de história da USP, em São Paulo, retornando ao seu local de nascença. Foi ali que Raquel conheceu Assucena Assucena e Rafael Acerbi que, juntos, formaram a banda “As Bahias e a Cozinha Mineira”, indicada duas vezes ao “Grammy Latino”. Agora em carreira solo, Raquel quer trazer toda sua essência e verdade nos projetos musicais, não permitindo ser rotulada ou limitada a qualquer rótulo. Raquel também é empresária e é CEO da “NHAÍ”, agência de inovação no entretenimento e marketing, que nasceu a partir da percepção de ausências de pessoas trans e pretas neste segmento. 

Ronaldo Vasconcelos é designer multidisciplinar com foco em tecnologia e branding. Sua pesquisa gira em torno do desenvolvimento de novas formas orgânicas, conectando produto, moda, visual e marketing. Em 2019, criou sua primeira marca, a SOLE, um laboratório experimental com a premissa de criar, com outros designers, formas e conceitos na moda. Atuou em diferentes empresas como C&A, Winnin, Silva Produtora, Aromaria, Manuela Xavier. Atualmente é designer visual na marca FARM, onde concebe mídias criativas nas principais plataformas digitais da marca.

Vinicius Arcoverde navega pelos campos de 3D, tecnologia e Experiência do Usuário. Facilita e cria soluções com clientes, times e usuários para resolver problemas criativos por meio de técnica, pesquisa e empatia. Com bolsas de ensino, prêmios e artigos na bagagem, atua hoje como designer e pesquisador para a DASA no Laboratório de BioDesign usando o digital, além de novas tecnologias como realidade virtual e aumentada como ferramentas para a área da saúde.

Uno de Oliveira trabalha com computação gráfica há mais de 15 anos. Apaixonado por coisas novas, está sempre indo atrás do que ainda não sabe. Isso é o que o move, sempre buscando a intercessão entre a tecnologia e a arte. Acredita que a experimentação é a principal válvula de escape de um profissional de design e a mais importante forma de evolução dentro da profissão. Atualmente trabalha como diretor criativo na Lightfarm Studios, e é um dos curadores do MakersPlace, uma das mais importantes plataformas de crypto art do mundo.