MIRANTE DA ROCINHA DESCE PARA A AREIA

O Bar e Restaurante Mirante da Rocinha, que funciona desde 2018 na comunidade, e se tornou um badalado ponto turístico do Rio, invadiu a praia. O, aberto em dezembro de 2021, tem 60 lugares, espalhados por mesas e lounges o Quiosque Mirante Rocinha Pé na Arei, oferece “comida contemporânea com essência brasileira”, como conta o chef Glimário João, morador da Rocinha, assim como todos os outros funcionários.

Um dos carros-chefes da filial é carta de drinques, elaborada pelo craque Rodrigo Jesus, com destaque parara o “Simone Caporale”, um coquetel em homenagem a um grande bartender italiano.

O arquiteto é Paulo Bandeira, que através do Instituto PHI (que vem de Filantropia Inteligente), conheceu os proprietários e vem ajudando em trabalhos sociais em comunidades e instituições carentes.  Além disso, transformaram o espaço em um grande núcleo de projetos sociais e culturais. Hoje abrigados mais de seis projetos e 230 crianças e adolescentes contempladas: aulas de danças, samba no pé, capoeira, basquete, artes, inglês e francês, jiu-jitsu, muay-thay, yoga e outros.

Já o Mirante Rocinha é um ponto de observação privilegiado, com acesso pela Estrada da Gávea. A chegada do polo turístico está redesenhando o cenário de lazer da comunidade, já que os empresários, criados na Rocinha, iniciaram a reforma da Praça Vila Cruzada e do campo de futebol, ambos ao lado do Mirante. Além disso, a tradicional Feira de Artesanato, que acontece logo acima, ganha barracas fixas – um velho desejo dos artesãos – e banquinhos para os visitantes.