DICAS PARA O FIM DE SEMANA DE 5 E 6/2

Depois das temakerias e iogurterias, pode estar vindo da Barra uma nova tendência. Abriu no Condado de Cascais, a primeira taqueria da cidade, especializada em tacos, tortillas e outras delícias da cozinha mexicana. Nossas dicas para este fim de semana incluem ainda um giro pelo Centro, no espírito da retomada dessa região da cidade, um “save the date” para um jantar imperdível feito mais do que por uma quadra, mas por um “quinto” de ases no Fairmont Copacabana. E para os maledicentes de plantão que ficam por aí dizendo que só damos dicas da Zona Sul, a sugestão é aproveitar os últimos e gulosos dias da primeira edição do Festival Nacional do Torresmo, em Campos.

Evidente que é cedo para apontar uma tendência, mas é uma boa novidade para quem aprecia uma comida mexicana gourmet, ao mesmo tempo simples e sofisticada, cheia de sabores e texturas incríveis. Foi inaugurado no mês passado no Condado de Cascais, na Barra, a Dos Perros Tacos (Avenida Nuta James 65 Loja 65G – Condado de Cascais. Tel: (21) 97969-2210), a primeira taqueria oficial da cidade. As tortillas de milho macias têm sabores como barriga de porco, com picles de maxixe e redução de kombucha de abacaxi, ou o de cupim marinado no urucum, com abacaxi, pimenta com rabanete, uva e coentro. O nome e a logo do restaurante homenageiam os dois buldogues do chef Pedro: Bolota e Pirata.

Logo da casa homenageia os buldogues Bolota e Pirata

Uma das boas iniciativas do prefeito do Rio, Eduardo Paes, é sua disposição de reativar o Centro da cidade, por meio do projeto Reviver Centro. Mas de nada adianta o poder público tomar iniciativas se a população não fizer sua parte, no caso, ajudando a retomada econômica em especial no setor da gastronomia, que foi devastado pela pandemia naquela região. Inúmeras casas fecharam as portas, mas ainda sobrevivem boas opções para quem quiser apreciar a centenária culinária carioca. Na Casa Paladino (R. Uruguaiana, 224. Tel: (21) 2263-2094), o endereço mantém de fato uma tradição do século passado: a dos secos e molhados. Com seus móveis de madeira e cristaleiras elegantes, abriga o bar, mas também é um armazém que vende, entre outros produtos, bacalhau, castanhas, bebidas e até manteiga — aos sábados, inclusive, só funciona essa parte do negócio. Durante a semana, na hora do almoço ou na happy hour, não deixe de provar o sanduíche triplo, campeão de vendas, sabor e simplicidade que reúne provolone, ovo e presunto no pão francês. Outro item fa­moso são as omeletes. As clássicas têm recheio de bacalhau e de camarão, mas a casa recentemente passou a oferecer uma de gorgonzola e a aceitação foi imediata. Ainda na linha dos restaurantes com mais de 100 anos, a Casa Urich (R. São José, 50 A. Tel: (21) 2220-2224), fundada em 1913 pelo alemão Edmund Urich, é desde então uma referência da culinária germânica na cidade e principalmente por conta do seu prato mais famoso: o Kassler defumado com a salada de batata original sem maionese e chucrute, e do delicioso doce alemão: apfestrudel com o imbatível creme de chantilly. E, finalmente, o restaurante que deve ter hoje os donos mais felizes da cidade. Após meses, senão anos, de aperto, a Leiteria Mineira (R. da Ajuda, 35. Tel: (21) 2533-2931) ganhou como vizinha a nova sede da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro e viu o movimento disparar. Fundada em 1907 por mineiros da Fazenda Socego (escreve-se assim mesmo, com c), no interior de Minas. Eles a inauguraram para dar saída para a produção de laticínios da fazenda. O primeiro endereço foi na Galeria Cruzeiro, dentro do Hotel Avenida, demolido para a construção do Edifício Avenida Central. A casa tem cardápio variado e meias-porções durante o almoço da semana. A melhor coalhada da cidade – salve! – ainda é caseira, preparada por Gabriel Nogueira de Oliveira, 75 anos, há mais de 45 na casa. A receita é dele mesmo, que usa miolo de pão de forma e leite integral. O arroz-doce e o mingau de Cremogema também resistem bravamente.

O imbatível Kassler da Casa Urich

Em Campos dos Goytacazes termina este fim de semana uma ode à gordice: a primeira edição do Festival Nacional do Torresmo. Idealizado pela cadeia de restaurantes Porks – Porco & Chope, especializada em carnes suínas, o evento acontecerá simultaneamente em 22 cidades brasileiras e pretende comercializar mais de quatro toneladas da iguaria. No estado do Rio, o único endereço da Porks é em Campos (Avenida Pelinca, 350, Parque Tamandaré). “A carne suína voltou a ser uma tendência em todo o mundo. No Porks oferecemos preparos desenvolvidos com receitas exclusivas e muita excelência sem deixar de lado os preços acessíveis. Com essa fórmula democrática, estamos conquistando nosso espaço no mercado nacional. Agora, queremos expandir nossa atuação no mercado jovem carioca, e temos certeza de que iremos continuar surpreendendo o público que valoriza a gastronomia bem-feita e com sabores regionais, tudo isso potencializado por um ambiente leve e aconchegante”, diz José Araújo Netto, fundador da rede. Entre as maravilhas que irão entupir suas veias estão o Torresmo Mineiro, na versão clássica temperada na cachaça, o Torresmo de Tira, corte servido em fatias finas e crocantes tipo snack, e o Porkspoca, opção à pururuca temperada no sal de lemon pepper.

Porkspoca: pururuca temperada no lemon pepper

E finalmente não uma dica exatamente para este fim de semana, mas, digamos, um “save the date” para um jantar especial a 10 mãos. No dia 10 de fevereiro, quinta-feira, o Marine Restô, do Fairmont Copacabana (Av. Atlântica, 4240. Tel:(21) 2525-1232), oferecerá um jantar em seis etapas conduzido pelo chef-executivo Jérôme Dardillac; o chef Carlos Cordeiro e a chef de Pâtisserie, Jenifer Ortega, mais os convidados: o espanhol Rafa Zafra e o brasileiro Lucas Corazza (apresentador do programa Que Seja Doce da GNT).  Nascido no sudoeste da França e vindo de uma família tradicional francesa e dona de restaurante, o chef Jérôme Dardillac afirma que seu maior desafio é promover a mistura de ingredientes do Brasil e da França, com frescor e qualidade. Conhecido pela gastronomia repleta de sabores, Jérôme destaca suas experiências marcantes pelo Brasil como fator determinante para criação do seu estilo. Por sua vez, responsável pela execução de dois pratos no menu, o chef Rafa Zafra, de Sevilla, comandou o tão premiado El Bulli de Ferran Adrià, onde ganhou e conservou duas estrelas Michelin. Atualmente, continua trabalhando com os irmãos Adrià, em seu novo projeto, o Heart Ibiza, e comanda, em Barcelona, o restaurante Estimar. Os participantes terão a oportunidade de degustar pratos com sabores marcantes, inspirados na culinária brasileira, com ingredientes presentes nas regiões do país. Veja o menu abaixo:

Amuse Bouche – Chef Rafa Zafra

Ostra / Salsa Verde

Entrada – Chef Carlos Cordeiro

Palmito / Brasa / Tutano

Entrada Quente – Chef Rafa Zafra

Cavaquinha / Escabeche de Cenoura

Principal – Chef Jérôme Dardillac

Barriga de Porco / Mandioca /Amendoim / Laranja

Pré-Dessert – Chef Jenifer Ortega

“Manga: Da Fruta ao Doce”

Sobremesa – Chef Lucas Corazza

“Cacau: Do Fruto ao Doce”

Copacabana à noite, vista do Marine Restô