A MELHOR CARNE DE SOL DA CIDADE

Pensar em comida nordestina remete logo qualquer carioca a São Cristóvão e sua famosa “Feira dos Paraíbas”. Mas, na Zona da Leopoldina, mais especificamente em Bonsucesso, outra referência da gastronomia e cultura nordestinas ainda é quase um segredo entre a tchurma descolada da Zona Sul e turistas.  Porque o Chapéu de Couro não chega a ser um restaurante conhecido, mas que merecia, merecia. Inaugurado em 1993, sob o comando do cearense Raymundo Pereira, ele hoje serve simplesmente a melhor carne-de-sol da cidade, em diferentes versões. 

A mais famosa delas atende pelo nome de Maria Bonita, e é mesmo arretada. Uma peça de alcatra é servida coberta com cebola desmaiada (como se diz) levemente salteada e amolecida, ao lado de queijo coalho grelhado na chapa e um purê de aipim de admirável cremosidade. Além de aipim e feijão de corda verde (este feito como manda a regra do Nordeste, com os grãos “al dente” e caldo ralo, com tempero de cebolinha), o prato é abrilhantado ainda com carne-seca desfiada. A carne de sol aparece ainda em outras receitas, como Genival Lacerda, que nada mais é que um excelente baião de dois.

Para os bons de garfo, a casa tem pratos mais fortes,  tipo sarapatel, buchada de bode e galinha cabidela. Já para quem nunca provou, é um lugar perfeito para se fazer isso. Quem não curte essas ousadias sertanejas pode escolher algo mais familiar, tipo escondidinho de carne seca e o chamado porretinha, combinação de carne-seca desfiada, abóbora (jerimum) e requeijão. O cardápio também veleja pelo litoral, ao sabor de bobó de camarão, peixe na telha, moqueca de camarão, além da casquinha de siri, uma boa pedida para a entrada, bem como o caldinho de sururu.

Para beber, temos cerveja gelada e boas caipirinhas, mas os sucos são a estrela do menu líquido, bem batidos, cremosos. Para fechar, cartola, das melhores, ambrosia, mel de engenho com queijo e doces caseiros (prove o de jaca). Na saída, ainda vale dar uma espiada na estante que exibe alguns produtos nordestinos à venda, como castanhas, pimentas, manteiga de garrafa, os tais doces caseiros e até mesmo o indefectível Guaraná Jesus. O restaurante já possui hoje filiais no Méier e em Jacarepaguá.

Serviço:

Chapéu de Couro

Rua Guilherme Maxwell 437, Bonsucesso. Tel. 2290-3474.