ESCAMINHA ABRE AS PORTAS AO PÚBLICO HOJE, NO LEBLON, E VAI BOMBAR NO VERÃO

Peixe frito: o cardápio é focado nos pescados

Abre as portas hoje ao público, no Leblon, o Escaminha, filhote do Escama, restaurante de peixes e frutos do mar,no Jardim Botânico. A novidade chega em dose dupla: de um lado está o restaurante, igualmente focado nos pescados e, logo ao lado, separado pela portaria de um prédio, está o bar, sob o comando do bartender João Marcos.

A novidade veio dar na praia, no número 154 da Rua Dias Ferreira, com decoração que remete a uma barraca pé-na-areia, usando madeira e azulejos esverdeados que remetem às escamas de um peixe. A casa abre diariamente, para almoço e jantar.

A cozinha está sob o comando do chef Fabrício Chagas, que criou em conjunto com o sócio, Diogo Coutinho, um menu marinho de perfil bem variado, que passeia por várias culinárias. Publicamos na revista Rio Já, e depois no site, em primeira mão, alguns destaques do cardápio (para ler, clique neste link).

Uma das apostas da casa são os “Escabeches Escaminha”, com mix de quatro variedades do dia, incluindo vinagretes.

Ainda no setor de abertura do menu temos os crudos, com opções como peixe curado com tucupi, pimenta-de-cheiro, furikake e azeite de coentro; e carpaccio de vieira com salicórnia, pipoca de quinoa e azeite verde.

Em seguida, temos as entradas quentes, onde encontramos petiscos de boteco, mas com uma pegada criativa, como os croquetes de polvo, as empadas de cavaca, as lambretas à Mouraria (no próprio caldo, com cebola, alho, pimenta de cheiro e coentro) e a fritada Escaminha, com mix de frutos do mar, e um peixe do dia. 

Outra promessa de sucesso são os sandubas, com destaque para o hot polvo, um cachorro quente com tentáculos marinados no missô em vez de embutidos (montado com salpicão de batata-doce e aioli de pimentão defumado) e o Escaminha Burger, de peixe empanado, coleslaw, picles de pepino e maionese de limão galego.

Há pratos robustos, para dividir, como o arroz de marujo, feito sobre um sofrito, onde passam lula, polvo e camarão, finalizado com molho de tomate e azeitonas pretas, tudo servido com a crocante farofa de uarini. Nesta parte, não poderia faltar moqueca de frutos do mar, e peixe frito – e realmente, não falta.

Por mim, o que promete bombar no próximo verão: a seleção de pescados na brasa, especialidade que encontramos também no Escama, com peixe espalmados, brochete de frutos do mar, cavaca, camarão, lula e o churrasco misto do mar, com um pouco disso tudo. Acompanhamentos são pedidos à parte: 

Tem carne também, e pratos infantis (pouca coisa), além de sobremesas,como banoffee, com bananas ao rum, doce de leite feito na casa, farofa de biscoito, chantilly de limão siciliano e tuille de biomassa.

Impossível não querer se atirar neste mar!

Escaminha: Rua Dias Ferreira 54-loja B, Leblon. Instagram: @escaminha.rio