‘Cinema Paradiso’ em Conservatória

Delegado-titular de Copacabana durante mais de 15 anos, Ivo Raposo foi um nome de especial relevância na crônica policial carioca, mas nunca deixou de lado a paixão pela Sétima Arte. “Dos 12 anos aos 18 anos fui projecionista de um cineminha que funcionava na Igreja Santo Afonso, na Tijuca”, revelou certa vez em entrevista ao “Jornal de Copacabana”. Em 1977, quando foi anunciada a demolição do cine Metro Tijuca, um verdadeiro palácio estilo art-decó que era apenas um entre os 16 cinemas do bairro da Zona Norte, Ivo procurou o curador da massa falida na esperança de salvar alguma lembrança para sua coleção. O resultado foi melhor que a encomenda. Frustrado por não ter conseguido achar nenhum comprador para as peças entre os ferros-velhos da cidade, o curador cedeu ao policial poltronas, lustres, tapetes, cinzeiros, urnas de bilhetes, e até os projetores e o telefone da gerência.

Ivo levou tudo o que pode carregar para a casa do pai, em Conservatória, e aos poucos foi recuperando peça por peça. Com o material que reuniu, abriu dois “cinemas” na cidade: o “Milímetro”, uma pequena sala de projeção para os familiares e amigos e, no quintal da propriedade, o “Centímetro” uma réplica fiel do velho Metro tijucano. “A coisa ficou tão grande que hoje não sei dizer se tenho uma casa com um cinema ou um cinema com uma casa”, brincou em recente entrevista. Ivo criou também um festival de cinema em Conservatória. Assim, surgiu o Cine Música, mostra que, desde 2007, reúne filmes, música e gastronomia na cidade da seresta. “Quem viu o filme Cinema Paradiso, viu a história da minha vida”, costuma dizer.

“Foi um sonho de jovem que se concretizou. Lembro do dia que parei um pequeno caminhão à porta, logo depois que a sala fechou, e peguei as primeiras cadeiras e tapetes. Acho até que muita coisa se perdeu ou se destruiu com o tempo”, diz ele, Fechado durante a pandemia, o delegado Ivo Raposo aproveitou o período para dar uma guaribada no imóvel, que ganhou nova pintura. Reservas agora podem ser feitas via hotéis e pousadas da região ou diretamente pelo celular / WhatsApp 21 999976223.