A evolução urbana do Rio para crianças

“Rio desde o início: a evolução urbana da cidade para quem (ainda) não é urbanista” conta para crianças de forma leve e divertida como se formou e se transformou a cidade do Rio de Janeiro, desde antes de sua fundação até os dias de hoje, destacando momentos importantes da história do Brasil como a chegada da Família Real, a Proclamação da República e o Rio capital federal e abordando questões como meio ambiente, mobilidade urbana e acesso à moradia!

A ideia é que as crianças possam enxergar a cidade sob seu próprio olhar, compreender seus significados e perceber que elas são parte fundamental dessa história. “Rio desde o início” vem numa luva que contém o livro propriamente dito e mais nove mapas com os roteiros para conhecer a cidade, um caderno com 20 cartões destacáveis sobre atrações da cidade e uma cartela de adesivos sobre espaços especiais.  A publicação pode ser compradas nas melhores livrarias da praça a partir de R$ 89.

SOBRE O LIVRO: APRESENTAÇÃO DE LUIZ FERNANDO JANOT

“A cidade não conta o seu passado, ela o contém como as linhas da mão, escrito nos ângulos das ruas, nas grades das janelas, nos corrimãos das escadas, nas antenas dos para-raios, nos mastros das bandeiras, em cada segmento riscado por arranhões, entalhes e esfoladuras. (…)” CALVINO, Ítalo. “As cidades invisíveis”. São Paulo: Companhia das Letras, 1990. (p.14)

Depois do sucesso alcançado com “Porto Alegre na palma da mão”, Ana Paula não hesitou em idealizar um novo livro com foco no Rio de Janeiro, sua cidade natal.

Ciente de que as crianças observam a cidade por um prisma diferente dos adultos, sua atenção se voltou para estimular a imaginação infantil durante a leitura do livro e despertar o interesse em fazer os percursos assinalados nos mapas.

Essa metodologia certamente contribuirá para que a criança extraia uma melhor compreensão do papel que a cidade exerce na sua vida cotidiana. Dificilmente, ela deixará de incorporar à sua memória seletiva os espaços urbanos visitados.

Do sonho à realidade serão inúmeros percursos a serem feitos ao longo das suas vidas. Sabemos que a percepção da realidade varia em função dos padrões culturais incorporados a cada pessoa. Com essa vivência precoce, essas crianças terão um olhar mais apurado.

Ana Paula teve a sensibilidade de perceber tal circunstância e gerar expectativas como se espera de um bom educador. E, também, como arquiteta e urbanista, mostrar sua preocupação com o desenvolvimento urbano das cidades.

Passado, presente e futuro são partes indissociáveis dos diferentes espaços urbanos. Ao escolher o Rio como tema do seu livro, não teve receio de encarar o desafio de trabalhar com uma cidade complexa e repleta de referências de épocas passadas.

Seu mérito maior foi adotar uma linguagem simples, atraente e capaz de estimular a criança a ler o livro e absorver prazerosamente os conhecimentos através dele transmitidos. Mérito de quem acredita na sagacidade infantil dos tempos atuais.

Por esses predicados não tenho dúvida de que o sucesso do livro será a melhor forma de reconhecer o trabalho consistente da autora.

Luiz Fernando Janot

Arquiteto e Urbanista, professor da FAU-UFRJ, colunista do jornal O Globo.