VAI UM LEITE DE TIGRE?

Ainda há de chegar o dia em que os peruanos do Rio vão incluir no cardápio o prato principal do país: o cui. Nada menos que nosso porquinho da índia, assado e temperado. Mas aos poucos novidades vem dar à praia, como no Q Ceviche, que é uma marca do grupo Accor, e está localizado discretamente junto ao lobby do Mercure da Av. Atlântica, perto do Figueiredo Magalhães. A casa, inaugurada no ano passado, acaba de lançar um pequeno menu de verão com alguns pratos para a estação que se encerra, mas ainda dá tempo de provar.

Um deles é o Acevichado: um tipo de ceviche popular, que leva maionese caseira, o que lhe dá cremosidade, e atenua a acidez cortante típica do limão e da cebola roxa, característicos da receita. A cumbuca traz atum, abacate, batata-doce, cebola roxa e coentro, em um caldo esbranquiçado que leva limão, cebola, pimenta e outros temperos, além de aparas de peixe, como base, com maionese de alho e servido com espetinho de lula empanada.

Mas, a boa mesma é provar o vigoroso Leche de Tigre. É um caldo de responsa, potente, com peixe branco, camarões, cebola roxa, coentro, pimenta dedo de moça e milho torrado, com espetinho de lula empanada, finalização que parece ter se tornado quase uma marca registrada do restaurante. O prato é bem mais forte que o Acevichado. O limão grita na boca, com acidez cortante, agravada pela pimenta que arde de verdade. O coentro perfuma, a cebola traz o crocante necessário, junto com o milho, que deixa ainda uma certa doçura acastanhada. O melhor de tudo é pescar neste caldo revolto como um mar de ressaca os camarões de bom tamanho, perfeitamente cozidos, aparentemente no vapor, e que brilham nesta receita marcante de ceviche.

A carta de drinks conta ainda com um dos melhores pisco sours da cidade, um deles com o destilado peruano de uvas em infusão com pimenta. Corra, que o outono vem aí.

SERVIÇO:
Q Ceviche Rio: Mercure, Av. Atlântica 2554, Copacabana. Tel.: (21) 3545-5100