OS CARIOCAS ENTRE OS MELHORES DO MUNDO

Nem só da Casa do Porco vive hoje a fama da gastronomia nacional. O restaurante Oteque, em Botafogo, sob o comando do chef paranaense Alberto Landgraf, é o representante carioca entre os 50 melhores do mundo em 2022, segundo o famoso ranking anual da World’s 50 Best. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (18/7), em Londres, em cerimônia no Old Billingsgate, reunindo os maiores nomes da gastronomia mundial.

Havia uma grande expectativa quanto a uma nova colocação do Oteque na lista, desde o dia 5, quando a organização do ranking anunciou os classificados entre as posições 50 e 100, uma espécie, com todo respeito, de segunda divisão. O único carioca desta lista foi o Lasai, comandado por Rafa Costa e Silva, em 78º lugar. Em comparação a 2021, ele ultrapassou sete estabelecimentos. Recentemente, o restaurante mudou de endereço e ficou menor. Numa bancada com espaço para dez clientes, Rafa serve um único menu degustação sazonal com foco em ingredientes de alta qualidade.

Mas o Oteque, exaltado pela alta gastronomia com atmosfera carioca, figurou em 47º lugar na relação, avançando vinte posições em relação ao ano passado. Instalado em Botafogo, no Rio de Janeiro, o espaço com balcão e poucas mesas serve aos clientes um menu degustação que muda diariamente. Ingredientes como ostras e crustáceos saem direto do aquário para a bancada dos cozinheiros, que geralmente trabalham em silêncio. A harmonização de vinhos por Leonardo Silveira e os coquetéis também foram citados como pontos altos pela premiação.