Este fim de semana é uma espécie de segundo tempo, com direito a prorrogação, dos bons exageros gastronômicos natalinos. Enquanto alguns vão enterrar os ossos da ceia da véspera, até não aguentar mais ver fios de ovos, outros vão celebrar sábado com amigos ou parentes, que, pelos mais diversos motivos, não puderam confraternizar na tradicional ceia da véspera de Natal. Se você faz parte dessa turma ou simplesmente não está nem um pouco disposto a chegar perto da cozinha, listamos algumas opções que vão desde a continuidade do espírito desses dias, até um bom levanta-defunto. Até porque, não esqueça, semana que vem tem mais.
RESTAURANTES
Se a ideia for manter o clima da ceia natalina, o bom e velho bacalhau é uma alternativa para quem passou a noite comendo peru ou presunto. E para impressionar aquele primo meio mala, a melhor opção é o Gajos D’Ouro (Rua Prudente de Morais, 1008, Ipanema. Tel: 3449-1483), eleito pela Veja Rio o melhor português do pedaço. A casa, que vai abrir para a ceia do dia 24 das 19h até 23h, dispensa uma seção inteira aos preparos com o peixe. O sommelier André Vasconcelos e o gerente Antônio Menezes, o “Leitão”, comandam a equipe, que conta, entre maîtres, garçons e cozinheiros, com outros 25 colegas dos tempos de Antiquarius. Um dos carros-chefes é o Bacalhau com tudo, que leva couve, cenoura, batata, grão de bico, brócolis e ovos cozidos. Já se a ideia for uma coisa mais novidadeira e com vista incrível, o Páreo (Rua Mário Ribeiro 410, Jockey Club, Leblon. Tel: 2512-7115), do chef baiano Marcones Deus tem vista privilegiada para a Pedra da Gávea e um lombo de bacalhau servido com baião de dois que vai fazer você entender o sobrenome do rapaz que pilota a equipe à frente dos fogões. Mas se você for mais tradicional, sempre haverá o infalível Adegão Português, (R. Campo de São Cristóvão, 212, São Cristóvão. Tel: 96878-5550 ou no Shopping Rio Design Barra, 3º Piso. Av. das Américas, 7777 – Barra da Tijuca. Tel: 2431-2958).
Se a cabeça acordou um pouco pesada, diz a lenda que comer ostras em jejum é uma das melhores opções para rebater uma boa ressaca. Há controvérsias. Mas por via das dúvidas aproveite para conhecer o Otra (Rua Belfort Roxo, 58, loja C, Copacabana. Tel: 2135-3146), das mesmas sócias do Caju Gastrobar, que tem os moluscos fresquíssimos de Santa Catarina como o destaque do cardápio. Eles podem chegar à mesa em duplas, gratinados com queijo parmesão ou com cebola e pimenta-de-cheiro. Tem até um bolinho de arroz de recheio cremoso e molho de ostras. Agora, se quiser continuar pensando em frutos do mar, cheiros, cores e sabores inusitados, leve a turma para o Mono (Rua Rainha Guilhermina, 95, loja A, Leblon. Tel: 3807-9217). Criado por Marcel Nagayama, membro da família que fundou o Nagayama no Itaim Bibi, em São Paulo, o japa tem cardápio a quatro mãos pelos chefs Thiago Maeda e Marcelo Shinohara. O primeiro cuida dos quentes, como a barriga de porco, cozida lentamente, e o segundo dos frios, como o carpaccio de barriga de salmão ou o ninguiri de wagyu.
Do oito ao oitenta: primeiro, um tiro certeiro para quem precisa acomodar paladares e relaxar com um visual de primeira é o Varanda Lagoon (Av. Borges de Medeiros, 1424, Lagoa. Tel: 2539-5300). O complexo gastronômico apresenta quatro operações: Um Gastronomia (o mesmo restaurante da Ilha da Coroa), Evoo Cucina Italiana (de Bruno Vaz e Pedro Marinho), Pato com Laranja e Pata na na Brasa, esses dois últimos da chef Andréa Tinoco e o filho Pedro Tinoco. Na parte de dentro, cada restaurante conta com seu próprio cardápio. Mas, na varanda, há um menu mais enxuto com pratos das quatro casas. Agora, por outro lado, se você for um foodie de carteirinha, aproveite para experimentar a degustação de codornas da Casa do Sardo (R. São Cristóvão, 405, São Cristóvão. Tel: 3043-8049). Elas podem vir frias, depois de cozidas com ervas e descansar por dois dias na geladeira, ou assadas, com a pele dourada e sabor especial, que se casa perfeitamente com um belo espaguete ao alho e óleo.
CINEMA
Uma das franquias mais amadas dos fãs de ficção científica, Matrix está de volta aos cinemas após um hiato de quase 20 anos. O novo longa, intitulado Matrix Resurrections, é o quarto da franquia, e é uma das maiores estreias de 2021 nas telonas. O filme marca o retorno de Keanu Reeves no icônico papel de Thomas Anderson, também conhecido como Neo. O personagem passa por uma crise existencial após todo o tempo desde o último longa da franquia, acreditando que tudo que viveu nos três outros filmes da saga são apenas criação da própria cabeça. Porém a interação com fantasmas do passado o faz voltar a questionar o que é realidade e o que é apenas parte de uma simulação.
STREAMING
Mas se a comilança foi tanta que você não consegue sair desse sofá, dezembro tem sido marcado por grandes estreias cinematográficas no catálogo da Netflix. Além das habituais comédias de Natal, a plataforma de streaming lançará dia 24 um de seus títulos aguardados do ano: Não olhe para cima, de Adam McKay, estrelado por Leonardo DiCaprio e Jennifer Lawrence. O longa conta a história de dois astrônomos que descobriram um cometa em rota de colisão com a Terra e precisam fazer com que a humanidade se preocupe com isso. O elenco conta ainda com nomes como Meryl Streep, Timothée Chalamet, Jonah Hill e Ariana Grande.