MIGUEL PEREIRA GANHARÁ UM MITO DA GASTRONOMIA PORTUGUESA

A cidade de Miguel Pereira, na Região Centro-Sul do Rio de Janeiro, vai abrigar um ícone da melhor gastronomia portuguesa: uma filial do restaurante Pedro dos Leitões, uma das casas mais antigas de Portugal, com 81 anos de bons serviços prestados, e a primeira no mundo a vender leitão assado à Bairrada. A iguaria consiste em um pequeno leitão assado lentamente em um espeto, de modo que a pele fique dourada e crocante e a carne muito macia. A iniciativa faz parte do Plano estratégico Turismo RJ+10 do governo do Rio e visa resgatar o protagonismo estado e recolocá-lo como vitrine brasileira.  A estrutura temática será construída no Lago Javary, no segundo distrito de Miguel Pereira, e tem previsão de inauguração para dezembro de 2023.

A trajetória do restaurante começou em 1941, com Álvaro Pedro, mais conhecido como Pedro dos Leitões. Ele abriu seu primeiro estabelecimento nesse ano, 1941, e inicialmente operava com uma seção de mercearia e outra de taberna, onde vendia sanduíches de leitão como refeição para os motoristas da época. Foi o primeiro restaurante do mundo a vender leitão assado à Bairrada. Em 1949 abriu um novo espaço de restaurante, no mesmo local onde hoje está localizado. Em 1982 constitui a sociedade com o seu sobrinho Carlos Alberto Simões Castela, que mais tarde oferece sociedade aos seus filhos Sandra, Pedro e Filipe, atuais gerentes. Álvaro Pedro morre em 12 de Abril de 1987, com 84 anos, e deixa a continuidade de seu trabalho ao comando de seu sobrinho Carlos Alberto, que em 1996, oferece sociedade aos seus filhos, Sandra, Pedro e Filipe, que, juntamente com seu pai, formam a atual gestão da empresa.  Hoje, o “Pedro dos Leitões” tem uma capacidade para cerca de 430 pessoas, oferecendo um espaçoso e confortável para seus clientes, além de 10 fornos para assar os leitões.

Semana passada, o prefeito do município, André Português e os sócios-proprietários do estabelecimento foram recebidos pelo governador Claudio Castro (PL), no Palácio Guanabara. Na ocasião, os portugueses disseram ao governador que pretendem aproveitar o fluxo de turistas no interior fluminense para expandir as suas oportunidades de negócios, além de gerar oportunidades de emprego e renda. “Isso mostra o quanto o nosso trabalho está recuperando a credibilidade do estado e mais: estamos abrindo oportunidades inéditas para a atração de investimentos, novos empregos e renda para a população fluminense”, declarou Cláudio Castro.

O prefeito de Miguel Pereira, André Português, explicou durante a reunião que a unidade do Pedro dos Leitões,  será temática e tocada em parceria com Grupo Mocellin _ antigos operadores da finada rede Porcão. “Tivemos uma ótima reunião, vamos trazer o Pedro dos Leitões para o Brasil, em especial para o Estado do Rio de Janeiro, na cidade de Miguel Pereira. Será um restaurante temático. Será construído no Lago Javary, uma grande parceria com o Grupo Mocellin, da churrascaria Mocellin e, com certeza, quem ganhou aqui foi o estado do Rio com o aquecimento da economia, trazendo recursos novos e gerando empregos. É Miguel Pereira se transformando em uma nova cidade e uma nova opção para aquecer a economia do estado do Rio de Janeiro,” comemorou o prefeito de Miguel Pereira, que ainda fez menção ao projeto de tornar a cidade conhecida como “Gramado Fluminense”, em alusão ao belíssimo município do Rio Grande Sul.

O Governo do Estado lançou, recentemente o Plano Estratégico Turismo RJ+10, destinado a resgatar o protagonismo do Rio de Janeiro como vitrine turística do Brasil. Para a consolidação do objetivo serão investidos US$ 100 milhões por ano na promoção do turismo fluminense.