DOCE INVASÃO ASIÁTICA

Se você vive neste planeta, deve ter reparado recentemente, em alguma de suas redes sociais, em fotos de um bolinho com cobertura de um desenho, meme ou frase, geralmente engraçadinha, e que cabem na palma da mão. Eles são os chamados ‘bentô cakes’, que invadiram as redes sociais e confeitarias de diversos países em 2020 e chegaram ao Brasil para valer em meados do ano passado.  Depois de acompanhar o sucesso no exterior, confeiteiros brasileiros atentos às tendências aderiram à moda e, hoje, veem o faturamento aumentar com o novo formato de sobremesa.

Os bolinhos engraçados têm origem na cultura asiática. No Japão, o bentô, ou obentô, é um tipo de marmita, que tem a refeição servida em uma bandeja com repartições e são levadas para viagem pelo consumidor. Apesar do nome japonês, foi na Coreia do Sul que os bolinhos “bentô” se popularizaram. Lá, essas marmitas são conhecidas como ‘doshirak’.

Segundo a confeiteira e pesquisadora Jaqueline Arimura, descendente de japoneses, em 2020, os coreanos, adeptos da praticidade, reduziram o tamanho dos bolos tradicionais e passaram a usar embalagens menores e descartáveis para os clientes levarem o produto. Como a cultura coreana está em alta nos últimos anos, com o sucesso do K-Pop, por exemplo, a viralização e a tendência dos mini-bolos têm sido atribuídos a eles. E foi assim que surgiram os ‘bentô cakes’: ‘bentô’, de ‘marmita’ em japonês, e ‘cake’, de ‘bolo’, em inglês. Em uma tradução literal, “bolo marmita”. 

No Rio, um dos principais responsáveis pela viralização dos minibolos personalizados com mensagens engraçadinhas foi a Casa Afagá (Rua Uruguai 141, Andaraí, Tel: (21) 98066-9563). Por lá, saem cerca de 100 unidades por mês com criativas frases ou desenhos, entregues em embalagem de lanche (tipo aquelas de hambúrguer). Coberto por creme de manteiga, o campeão de vendas é a versão com massa de chocolate e recheio de caramelo salgado. Mas há outros quatro sabores, incluindo o recém-chegado limão com brigadeiro e frutas vermelhas (R$ 60,00 cada um), por encomenda.

Da venda de brigadeiros e docinhos de bicicleta pelas ruas da Penha, bairro onde nasceu, a confeitaria criada em 2017 pelos amigos Matheus, Jéssica e Thayanini cresceu, conquistou fãs e se consolidou com um catálogo lúdico e criativo de delícias açucaradas por encomenda. Hoje, em uma simpática casa nos arredores da Tijuca, com mesinhas na varanda e na calçada, é possível provar receitas caprichadas, como o bolo de chocolate com ganache e cobertura de caramelo salgado, carro-chefe da marca, e brigadeiros em sabores como limão-siciliano e creme brûlé. Especialidade local, os mini-donuts glaceados de baunilha e caramelo são um must eat, e o menu salgado tem um delicioso croissant de queijo de cabra com geleia de cupuaçu.