Ele foi um dos destaques da primeira temporada do Iron Chef Brasil, reality da Netflix que, segundo entendidos, foi considerado um dos melhores do gênero. Aos 39 anos, o niteroiense Rafa Gomes anuncia agora que abrirá, em outubro, seu terceiro restaurante no Rio, o Tiara, de cardápio autoral e inspiração mediterrânea. A casa vai ser inaugurada no Rio Design Leblon, onde o chef já toca o Itacoa, filial com estreia recente, aos moldes da matriz da Barra.
Rafa Gomes abriu o primeiro Itacoa em Paris no ano de 2018, chegando ao Rio somente no ano seguinte. De cardápio que privilegia a sazonalidade da natureza, foco em ingredientes locais e orgânicos, e boas pitadas de inspiração internacional, a primogênita se mantém no prestigioso Bib Gourmand France, do Guia Michelin.
Nos Itacoas cariocas, os destaques são os tacos de lagosta crocante na ala das entradas, acompanhado com sunomono, cebolinha e kimchi. Na sessão dos pratos principais, o leitão confitado com ingredientes orientais e brasileiros como purê de batata com wasabi, bok choy e demi glace de jabuticaba, e a lasanha aberta de lagosta que reúne abobrinha grelhada, caldo de tucupi e flores.
“Gastronomia contemporânea com o toque francês e, claro, brasileiro. Gosto sempre de trazer diferentes texturas em meus pratos e uma variedade de paladares. Então, o novo menu vai continuar com a mesma pegada: sempre terá algo cremoso, crocante, salgado, doce, ácido, fresco e agridoce, por exemplo. Tudo isso é fundamental para compor um prato. Sempre falo que a cozinha funciona como música e, por isso, todos os ingredientes, sabores e texturas devem estar sempre em perfeita sintonia”, diz ele.
Com reportagem de O Globo