ESTÁ NA HORA DE SAUDAR A MANDIOCA

Dilma tinha razão. O mais badalado chef brasileiro, Alex Atala, acaba de lançar seu novo livro que fala sobre… a mandioca, com direito a panorama histórico e receitas exclusivas. “Acho que a história do livro é falar da raiz do Brasil, de um ingrediente que estava aqui antes da chegada dos portugueses e vem ganhando protagonismo não só aqui, mas principalmente entre chefs da América Latina”, afirmou ele em recente entrevista para o lançamento de “Manihot Utilissima Pohl: Mandioca”, da editora Alaúde (a partir R$ 199). Não se trata de um livro exclusivamente de receitas: a obra traz vasto material histórico _ desde os costumes indígenas antes da chegada dos portugueses _, e é repleto de ilustrações, fotos de época, registros únicos de comunidades de Norte a Sul do Brasil destacando as formas de plantio, cultivo, processamento e preparo da mandioca.

O nome veio da nova classificação no nome científico: Manihot utilissima Pohl. “É exatamente isso que a gente quer mostrar: quão ela é útil. É um ingrediente que pode ser usado em sua totalidade”, disse Atala. Desenvolvida ao longo de dois anos, a obra visa destacar a versatilidade da mandioca na culinária brasileira e, para abordar o tema, contou com a contribuição de pesquisadores, cronistas, cozinheiros, indigenistas e fotógrafos. Segundo o chef, a ideia do livro surgiu enquanto ele compilava o menu de vinte anos do D.O.M. e os estudos que ele e sua equipe haviam feito para transformar a mandioca em preparos únicos, servidos em seu restaurante, chamaram sua atenção.  

Alex resolveu se aprofundar nos estudos e conheceu a indigenista Marina Kahn, autora do “ABC dos Povos Indígenas no Brasil”, “com a mesma paixão e com um repertório “mais acadêmico” sobre a mandioca, que me impressionou”, conta Alex. “Eu brinco e falo que nem sei se mereço ser autor dele. Sou muito mais um curador, um idealizador do que um executor.  A Marina que teve essa finesse de conseguir garimpar desde fotos e textos históricos até chamar pessoas incríveis para compilar tudo isso e transformar num livro.” Por fim, a obra reúne as receitas mais emblemáticas com mandioca de alguns dos mais renomados chefs do país como Claude Troisgrois, Rodrigo Oliveira, Mara Salles e Helena Rizzo.