Para você, amigo leitor, que na correria do Brasil de hoje mal tem tempo para um cafezinho, reunimos aqui neste post um breve resumo das melhores dicas e sugestões apresentadas no site da Rio Já no último mês.
Por Jan Theophilo
A HISTÓRIA DO VINHO EM QUADRINHOS
Como diria Elio Gaspari, saiu um livrão. Muita gente torce o nariz para trabalhos em arte sequencial, comumente chamados de histórias em quadrinhos. Mas este promete agradar até o mais enochato dos seus amigos cheira-rolha. Do surgimento na Mesopotâmia à globalização de hoje, “A incrível história do vinho: da pré-história aos nossos dias”, do jornalista e enólogo Benoist Simmat, com arte de Daniel Casanave, garante muita informação e diversão em uma narrativa leve e descontraída, conduzida nada menos do que por uma versão hipster do deus grego Dioniso, de camisa de flanela vermelha e calças com bainhas dobradas alto.
TIGELAS DE INVERNO
Em 2010, o chef Robinho Silva realizou o sonho de estudar gastronomia em Paris. Durante dois anos ele brincou com sabores enquanto se dividia entre estudar na renomada escola de Allain Ducasse e Bellouet e trabalhar em restaurantes estrelados. Cheio de ideias na cabeça e receitas na mala, ele voltou determinado a trazer um novo conceito para o Brasil. E assim nasceu a Dojour Saladas.Sua proposta era oferecer uma refeição prática, que coubesse em qualquer bolso, e ainda fosse saudável. Hoje a Dujour apresenta um cardápio com 6 opções de saladas fixas e mais 2 saladas do chef que variam a cada semana
NÃO SE AVEXE: CHEGOU O NORDESTINO BURGUER
Inaugurada em 2016 na Tijuca, a HOB Hamburgueria logo se tornou um point badalado. E dois anos depois surgia a primeira filial em Botafogo. O cardápio, básico, se resumia apenas a três opções: o simples, o duplo, e provoleta burguer, que leva provolone, farofa de bacon, maionese da casa, alface, cebola-roxa e tomate. Mas uma das maiores atrações era montar seu burger com os toppings que desejar. Agora com a chegada das festas juninas, o HOB deu um upgrade no cardápio. E a principal delas é a chegada do Nordestino Burguer. Ele é feito no pão brioche, com um blend da casa 120g, creme de queijo coalho com orégano, carne seca desfiada, vinagrete e maionese da casa.
NINGUÉM SEGURA A BERNARDOTE
A rua Conde Bernardote, no Leblon, está vivendo um bem-vindo boom de novas casas, bares e restaurantes. No fim de abril chegou uma nova filial da Slow Bakery, e agora mais três novidades bacanérrimas despontam no cardápio local: o Porco Amigo Bar, a Padaria Grâu Artesanal e a expansão do Peixoto Sushi.
AOS 80 ANOS, CONFEITARIA MANON RESGATA UM CLÁSSICO
Um dos estabelecimentos gastronômicos mais tradicionais da movimentada região central do Rio de Janeiro, a Confeitaria Manon completou recentemente seus primeiros 80 anos de existência. E para celebrar a data, a histórica casa da Rua do Ouvidor recriou um dos maiores clássicos de sua trajetória: o Saint Honoré. Sucesso da culinária francesa, o doce sai a R$ 13,90 e é feito com massa folhada bem crocante, envolvida de bombinhas recheadas com creme pâtissière e coberto com creme chantilly com vanilla.
FOGO DE CHÃO DO BARRASHOPPING CHEIA DE NOVIDADES
A Fogo de Chão inaugurou a sua mais nova unidade, localizada no Barra Shopping. A loja, que foi aberta oficialmente ao público no dia 24 de junho, fica próxima à portaria F e ao New York City Center, onde ficava o restaurante Sal Grosso. O projeto desenvolvido tem um design contemporâneo com referências à cultura gaúcha, visando valorizar as raízes sulistas da rede e oferecer ainda mais conforto aos clientes, inclusive mesas ao ar livre.
ARES DE JARDIM SECRETO NA LAGOA
Mais novidades neste inverno de 2022, com a chegada do Clássico à Lagoa Rodrigo de Freitas. O restaurante vem para somar e preencher um cartão postal que, com seus imensos gramados e lindas árvores, formam um dos cenários mais bonitos da cidade. A nova casa é a oitava da marca “Clássico Beach Club” (sendo uma delas em Lisboa) e inaugura às margens da Lagoa ‘vestida’ de muito verde e com reforço na gastronomia, com pratos criados exclusivamente para este endereço, além de caprichada carta de vinhos e ótima seleção de drinques.
LABUTA MAR ABRE EM COPACABANA
Seguindo a mais forte tendência dos últimos tempos na petiscaria da cidade: os frutos do mar, Copacabana está ganhando um presentão. O Labuta Bar, um botequim aberto em 2020 pelo chef Lucio Vieira (do Lilia e Lilia Café, no CCBB), considerado uma das melhores aquisições recentes no Centro do Rio, abriu no bairro sua primeira filial. Com a criatividade, a técnica e o louvor aos bons produtos demonstrados por Lucio e sua equipe, o Labuta Mar abriu as portas no mesmo endereço onde funcionava o Assis Gourmet (Rua Raimundo Correa, 10 A), com salão, bar interno e mesas na calçada. A cozinha tem no comando a chef Flávia Úrsula, com passagens pelo Zazá Bistrô e pelos restaurantes Dui e Clandestino, da chef Bel Coelho, em São Paulo.