TELEVISÃO: MESMO DA POLTRONA, UM CARNAVAL IMERSIVO

Milton Cunha uma vez mais comenta os desfiles

Luisa Prochnik

As novidades do Carnaval 2024 vão além da criatividade de carnavalescos, com alas, fantasias e coreografias produzidas. A transmissão do evento pela TV Globo, emissora oficial, também vai inovar para quem assiste do sofá da sala. As entradas ao vivo do grupo especial – tanto em São Paulo quanto no Rio de Janeiro – vão acontecer meia hora mais cedo, atendendo a uma demanda antiga das escolas de samba e dos apaixonados por Carnaval: o esquenta e a arrancada de cada agremiação serão parte da transmissão. Seja samba exaltação, samba de terreiro ou samba enredo antigo, o canto que ecoa da concentração e aquece a garganta dos intérpretes, os instrumentos da bateria e toda a comunidade não serão mais momentos restritos aos presentes nas arquibancadas, mas serão vistos por todos que estiverem assistindo de casa. Vai ser imersivo: como nunca, o telespectador vai entrar no clima das escolas.

A novidade foi anunciada por Boninho, diretor do canal, em reunião com a Liesa e dirigentes de escolas de samba, ainda em 2023. E essa não será a única diferença na transmissão deste ano. Toda equipe do jornalismo, que, tradicionalmente, participa da apresentação e se multiplica em vários pontos da Sapucaí para entradas ao vivo, estará fora dos microfones. Em seu lugar, entram as equipes do Esporte e do Entretenimento da emissora. Em comunicado à Revista ‘Rio Já”, o Grupo Globo conta:

“Há anos a Globo conta com novos e diferentes talentos na cobertura de seu carnaval, não apenas na apresentação como nos bastidores e cobertura da festa, em geral. No Carnaval 2024, a Globo terá um novo desenho artístico na Avenida, com mais interação e visibilidade às marcas parceiras durante a transmissão. Nesse contexto, os profissionais do Jornalismo deram a vez aos do Esporte, Alex Escobar e Karine Alves, que se juntarão a Milton Cunha, profissional já tradicional na transmissão da festa. Tanto em São Paulo quanto no Rio de Janeiro, o público poderá acompanhar o trio de apresentadores, ao longo dos quatro dias de festa, mostrando o melhor dos desfiles das duas capitais”.

A decisão de ampliar espaço aos anunciantes durante a transmissão, de acordo com vários colunistas e especialistas em Carnaval, seria consequência do fato de que, no ano passado, apenas uma cota de patrocínio foi vendida. Ao possibilitar que as marcas das empresas parceiras tenham mais visibilidade, espera-se tornar o evento mais vendável e, assim, que um número maior de cotas seja comercializada.

Expectativa alta para o Carnaval 2024, portanto. Seja nas arquibancadas, frisas e camarotes, seja para quem for assistir pela TV, a festa promete muito, pelo menos no quesito novidades.