PRAIAS MAIS LIMPAS NA REGIÃO DOS LAGOS

Búzios e Cabo Frio têm praias com a Bandeira Azul, selo de qualidade ambiental

Luisa Prochnik
Uma cidade de superlativos, assim é Búzios. Festas monumentais – all inclusive com open bar e open food, pirotecnia e mixologia. Passarela que dita moda, atrai de turistas comuns a famosos, pessoas do Brasil todo e muitos estrangeiros. Para o verão 2024, são esperados 8 transatlânticos a mais que ano passado. Mais visitantes, mais emprego, mais dinheiro, mais glamour. Mas nada é mais chiquérrimo, elegantérrimo e bacanérrimo em Búzios que suas praias. A queridinha Geribá que tem parte com onda, outra sem onda, happy hours, aluguel de equipamento para diversos esportes aquáticos para a família. Aliás, famílias são bem-vindas à Ferradura, de águas calmas. Tem a elegante praia da Tartaruga e a mais acessível e perto de grandes points da cidade chamada de praia Rasa. E uma novidade mais que bem-vinda em tempos estranhos de calor intenso e temor pela destruição do meio ambiente: as praias da Azeda e Azedinha e do Forno ganharam o selo Bandeira Azul, a maior premiação global dedicada a gestão de praias realizada anualmente. O selo é um prêmio concedido a partir da avaliação de uma série de critérios com foco em gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, segurança e serviços, turismo sustentável e responsabilidade social.
A praia do Forno apresenta areia cor de rosa e é envolvida por pedras charmosas para quem gosta de se aventurar em uma caminhada diferente. A faixa de areia não é grande e o acesso é dificultado, sendo longe para ir a pé do centro e sem transporte público, elementos que podem ser pontuados como desvantagens para alguns, mas vantagens para outros. Já a Azeda-Azedinha são duas praias interligadas e só é possível chegar por trilha ou se deslocando através de pequenos barcos, os aquatáxis. As ótimas notícias, infelizmente, não caminham sozinhas. Esse paraíso que atrai tantos turistas e dinheiro nesta época do ano tem na superlotação um problema sério. E o Plano Verão 2024 chega para abordar tanto desafios de mobilidade urbana quanto regras de convivência nas areias das praias. Quando, portanto, um quiosque quiser te cobrar consumação mínima e recusar te atender por estar no seu próprio guarda-sol saiba que eles estão errados. E na terra dos superlativos, a consumação mínima, segundo diversos comentários de consumidores, começa em 100 reais. Nada é diminuto no balneário mais chique do Estado do Rio.
A Região dos Lagos tem outras cidades que se destacam e, no geral, devem estar todas lotadas ao longo do verão, assim como Búzios. A Associação de Hotéis e Turismo de Cabo Frio, atenta à alta demanda da época, protocolou ainda em agosto um manifesto solicitando que a prefeitura da cidade antecipasse os preparativos para o verão e fortalecesse pontos importantes, como definições sobre circulação de ônibus e calendário de eventos. Os debates, portanto, começaram mais cedo. Às praias, coube a atenção para regras de convivência com foco no meio ambiente, quando todos – barraqueiros, turistas e órgãos públicos – devem prezar pela limpeza local e as praias terão mais lixeiras e distribuição de sacos biodegradáveis. As praias em Cabo Frio são conhecidas por suas águas cristalinas e areia branca, Praia do Forte, das Dunas, das Conchas são algumas delas. E tem a Praia do Peró, dona também do selo Bandeira Azul.
Arraial do Cabo, lugar ótimo para mergulho com cilindro, Saquarema, point conhecido por surfistas, São Pedro da Aldeia, Maricá, Rio das Ostras, entre tantas outras cidades, com suas praias, centrinhos animados e muitos eventos musicais. Mas escrever sobre Região dos Lagos sem citar a Lagoa de Araruama – que especialistas dizem que deveria se chamar ‘laguna’ – é cometer um equívoco turístico grave e econômico para aquela região. Visitantes lotam as praias lagunares e moradores vivem da pesca. E a melhor notícia é que as águas hipersalinas da laguna vêm apresentando melhoras, com a volta de peixes e da prática de atividades esportivas aquáticas. O melhor exemplo é a Praia dos Ubás, em Iguaba Grande, e a Praia das Pedras de Sapiatiba, as primeiras praias lagunares a receber a certificação Bandeira Azul.