NOVOS BARES E RESTAURANTES ABREM EM BOTAFOGO

O Brewteco de Botafogo tem bela vista

Bruno Agostini

Não param de brotar novidades em Botafogo. Na Rua Visconde de Caravelas, o Bottega Gastrobar completa um ano, enquanto o novo Lima foi reinaugurado no seu local de origem. Em breve, o peruano Marco Espinoza abre ali, ao lado um italiano, no ponto onde estava o Lima. E, nesta mesma quadra, em meados de maio, abriu as portas uma filial do Cam’On Thai Food, da chef Ana Carolina Garcia, cuja matriz fica no Shopping Downtown.

Dos Perros, uma excelente casa de tacos mexicanos

O mesmo fez, no início do ano, o chef Pedro Carvalho, sócio do mexicano Dos Perros, que nasceu no Condado de Cascais, também na Barra, e abriu uma loja em Botafogo, o bairro mais agitado do momento no cenário gastronômico. Ele ocupou um dos boxes do Be + Co na Rua da Matriz.

Falando em Be + Co, a chef Monique Gabiatti encerrou a operação da Cozinha que mantinha ali – e que volta em breve, em novo endereço. Mas, ao mesmo tempo, ela está abrindo o Polvo, naquele ponto da rua General Polidoro que anda fervilhando de gente, no embalo das mesas externas do Chanchada Bar, um dos lugares ao ar livre mais animados da Zona Sul no momento. No menu, destaque para o hot pulpo, tentáculos no pão de leite com maionese de missô, gremolata e guacamole.

E ainda teve mais novidade em Botafogo no último mês de abril. Começando pela inauguração de uma filial do Empório Jardim na Casa Firjan, espaço cultural que assim se tornou ainda mais delicioso do que já era. Além da Escuola, de Elia Schramm, espaço para aulas – que durante o dia forma profissionais de baixa renda para o mercado de gastronomia, e de noite recebe chefs renomados que compartilham suas receitas em jantares exclusivos.

Quem também investe em boa mesa é o Botafogo Praia Shopping, que no final do ano passado convidou o Brewteco para ocupar o terraço do prédio, hoje um dos melhores mirantes do Rio, um espaço que vive lotado, com excelente seleção de chopes cariocas, e petiscos à altura.

Hatch: japonês com DNA da fam[ilia Nagayama

Logo abaixo, no quinto piso, ainda com cheirinho de novo, acaba de abrir as portas o Hatch, que traz o sobrenome Nagayama (do Naga), instalado em espaço suntuoso de 300 metros quadrados, ponto importante no novo projeto do centro comercial: envidraçar a fachada voltada à Baía da Guanabara para valorizar a vista privilegiada.

Não acabou… Em breve abre as portas no bairro uma padaria, Artesanos Bakery – que além de excelentes pães de fermentação natural também serve aclamadas pizzas, sendo o primeiro restaurante carioca certificado pela AVPN (Associazione Verace Pizza Napolitana). Além disso, concorrido nos cafés da manhã, preparam um especial Benedict eggs, digno de nota.

O local terá uma adega muito bem abastecida.