NOVIDADES NO LEBLON E EM IPANEMA

Peixe frito: o cardápio é focado nos pescados

Você olha para o lado e pimba… Nasceu uma novidade no Leblon. Nas últimas semanas nasceram três novos bares no bairro, que estão fazendo sucesso desde o início do funcionamento, ao longo de outubro. Na mesma rua Dias Ferreira estão o Escaminha, filhote do Escama, boteco marinho, especializado em peixes e frutos do bar, sob o comando do chef Fabrício Chagas; o Suibi, do chef Sei Shiroma, da pizzaria Ferro e Farinha, um pequeno izakaya que combina sushi bar com receituário quente sino-japonês, ou nipo-chinês.

Perto dali, na Rua João Lira, o Madre Leblon tem uma proposta jovem e descontraída, que combina receitas aconchegantes, dessas que todo mundo gosta, como croquetes de costela, prime rib de porco com burrata e um lindo burger de polvo, por exemplo, com uma carta de drinques criada por Walter Garín, o bartender uruguaio que é garantia de qualidade na coquetelaria.

Ipanema também vem se preparando para o verão 2024 com uma série de novidades que estão agitando a gastronomia da cidade, com inauguração prevista para o mês de novembro. O chef Thomas Troisgros acaba de abrir o Toto, que era o seu apelido de infância. A casa tem menu descontraído e infalível, onde encontramos frango frito à moda oriental, prime rib de porco à milanesa, galeto assado, steak au poivre e por aí vai. Em breve, ele inaugura, no segundo andar da casa na Rua Joana Angélica o Oseille, com apenas 16 lugares, que vai funcionar só para jantar e com menu degustação.  

Perto dali, a dupla Elia Schramm, da Babo Osteria, e Menandro Rodrigues, do Haru, abre nos próximos dias o Si-chou, um pan-asiático cuja cozinha vai ter no comando o chef Rodrigo Tristão. O restaurante fica na Rua Barão da Torre, onde era o Manekineko.

Na mesma rua, o chef Pedro Coronha inaugura, também em novembro, o Koral, que se define como um restaurante de “Cozinha local e moderna, focada em produtos de terra e mar”.