MATUTO NORDESTINO ABRE AS PORTAS NA BARRA COM MENU INSPIRADO NA REGIÃO

Camarão crocante, um dos carros-chefes da casa

O Matuto Nordestino acaba de chegar à Zona Oeste do Rio. Inaugurado no mês passado, no Mercado de Produtores do Uptown Barra, o restaurante vai do litoral ao sertão, apresentando receitas clássicas da região, muitas vezes com algumas pitadas autorais. O cardápio, elaborado pelo chef Junior Gonzalez, apresenta receitas clássicas, de família, e criações da casa. Os pratos são fartos, servindo muito bem de duas a três pessoas.

A receita do tradicional baião de dois (arroz bem temperado puxado na manteiga de garrafa, com queijo coalho, feijão fradinho, pedaços de bacon, calabresa, carne de sol e crispy de cebola) – já sucesso, que o pai do chef fazia na Feira de São Cristóvão, há cerca de 20 anos – foi adaptada e ganhou a companhia de camarão crocante empanado na panko: virou o baião de três (R$168, 2 pessoas), carro-chefe da casa.

Outro clássico da casa é o Misto Massa, quase um menu degustação, com carré, carne de sol, contrafilé, filé de frango, linguiça calabresa e queijo coalho na chapa. Vale a pena experimentar a carne de sol na nata (com duas guarnições a escolher) – é de comer rezando! Uma combinação perfeita é pedir com arroz de brócolis e purê de queijo coalho.

Com 300m² e capacidade para 100 lugares, a casa oferece pratos tradicionais da culinária nordestina e acrescenta novos sabores aos clássicos que todo mundo já conhece. O baião de dois é o carro-chefe no menu que tem petiscos como a Macaxeira Matuta (aipim frito douradinho com carne seca acebolada desfiada, puxada na manteiga de garrafa, gratinados com mix de queijo coalho e muçarela). Neste setor do menu, outras boas pedidas são o camarão crocante (empanado no coco ralado, servido com geleia de pimenta) e a costelinha de tambaqui frita (empanada no fubá). E é claro que o queijo coalho não podia ficar de fora, lá ele é servido em tirinhas fritas e servido com melaço.

Para acompanhar, o mate da casa pode ser servido com espuma de rapadura. Além de chope bem tirado, a casa também conta com drinques clássicos e autorais com ingredientes típicos, criados pela bartender Jaci dos Santos. Destaque para o Morena Tropicana, feito com cachaça prata, spicy mango, soda de caju e shrub de morango; Maria Bonita (rum prata, limão tahiti, hortelã e purê de jabuticaba); e releituras como o Sertão Mule, com cachaça ouro, soda de gengibre e espuma de rapadura.

As sobremesas também seguem a mesma linha. Como o Oxente, banana split com duas bananas e três bolas de sorvete – morango, chocolate e creme; e o Cangaço, cocada branca com uma bola de sorvete de tapioca e calda de tamarindo.

SERVIÇO
Matuto Nordestino: Av. Ayrton Senna, 5.500 – loja 112. Mercado de Produtores Uptown Barra. De terça a sexta, das 11h às 22h; sábado, das 11h à 0h; e domingo e feriado, das 11h às 22h. Tel.: 3400-8692 / 99522-8668. @matuto.nordestino.