KÁTIA BARBOSA CONVIDA A VISITAREM SUA MAIS NOVA CASA: SOFIA, HOMENAGEM À MÃE

Bruno Agostini

Kátia Barbosa é um fenômeno. Criou no seu Aconchego Carioca o bolinho de feijoada, um petisco encontrado em todo o Brasil, que imediatamente transformou seu bar, na Praça da Bandeira, em um dos endereços mais importantes do Rio, criando ali na Rua Barão de Iguatemi um polo gastronômico. Virou estrela de TV e expandiu os negócios, com o Bar Kalango, em Botafogo, o Katita, no Norteshopping e no Uptown, e a Vendinha, na Tijuca, restaurante inaugurado no início do ano passado. 

Em julho, inaugurou o espaço que parecer ser o seu preferido, e que ela faz questão de chamar de casa. Batizou de Sofia, homenagem à mãe, e montou um time só de mulheres para comandar a cozinha, o bar e o salão. É onde ela dá expediente, e faz projetos cheios de afeto e aconchego. Cariocas.

– O Sofia é um restaurante que nasce sem rótulos. Não quero pensar em colocar essa casa em alguma categoria, pois aqui quero fazer um pouco de muita coisa. O que posso dizer é que o menu é surpresa, definido a cada semana. E, claro, receitas da Dona Sofia, modernizadas, como que passadas para a geração seguinte com um toque a mais, um olhar diferente…’, conta Katita. De vez em quando vou convidar amigos para cozinhar… De vez em quando vou explorar ingredientes inexplorados… De vez em quando vou fechar tudo e dar férias coletivas, para a equipe descansar. O Sofia é casa… É lugar de conforto, de ser feliz – diz a cozinheira mais famosa do Brasil.

O Sofia é tão aconchegante e intimista que só tem 24 lugares. No menu de almoço são três opções de entrada, sendo duas vegetarianas; três principais, com uma opção vegetariana também, e duas sobremesas para o cliente montar como quiser. À noite há as opções para combinar, mas a recomendação é que se entregue de olhos fechados às surpresas da chef, que faz questão de preservar sua liberdade poética e apostar em pratos secretos que serão anunciados pela equipe do salão, à boca miúda, na hora do serviço. 

Filhote com feijão Santarém: no Provinha de 17/1

Nas noites de quarta ela realiza o Provinha, com menu decidido no dia. Hoje tem! Depois de uma pausa nas semanas do Carnaval, o evento está de volta, a partir desta noite. São sempre cinco etapas, custa R$ 70 e começa às 19h. Katita quer fazer também às quintas, e deve começar na semana que vem.

Ela faz planos para o futuro do Sofia. E não faltam projetos já rascunhados por ela para o restaurante. Além de receber chefs para noites especiais e café da manhã, o que parece vir primeiro é o de transformar o rooftop do casarão num espaço com bar destacado, eventos próprios e… um dia de caraoquê, já batizado de ´Katitoquê´. Ainda sem previsão, mas já em fase de sonho. 

SERVIÇO 

Sofia: Rua Barão de  Iguatemi, 257-c, Praça da Bandeira. Tel.: 21-96973-9781. Instagram: @sofiarestauranterj