CARIOCAS ABREM RESTAURANTES NA EUROPA

Nelson Soares, chef do Sult, que este ano chega a Portugal

O Palaphita Kitch deixou a Lagoa e uma quantidade considerável de clientes saudosos. Abriu loja no Galeão, no embarque internacional, e migrou para Portugal, onde se instalou em bela propriedade na praiana Cascais, um dos lugares mais agitados do verão europeu.

É para lá que se mudou o chef Nelson Soares, do Sult, que inaugura em breve uma filial do restaurante italiano também em Cascais. No momento ele está com Breno Naar, ex-Mitsubá, que vai assumir a cozinha da novidade luso-brasileira, na Toscana, se aprofundando no assunto com o genovês Raimondo Mendolia, especialista em massas.

– Assim como no Rio colocamos elementos brasileiros, em Portugal não vai ser diferente, e vamos explorar os ingredientes locais, como o porco preto, os pescados e o bacalhau, é claro – diz o chef, que nesta mudança levou Julia Coutinho, que estava no Cipriani, do Copacabana Palace, para sua casa em Botafogo.

Em tempo… o chef Alberto Landgraf, do Oteque, também está cruzando o Atlântico. Ele acaba de abrir o Bossa UK, que define como um “Moderno Restaurante Brasileiro em Londres”.É a gastronomia carioca tipo exportação.