AGENDA DA SEMANA TEM FEIRA NA URCA, COZINHA MINEIRA E FESTA DE BOTECO

Henrique Gilberto cozinha no Lilia e no Braseiro Labuta

A programação cultural e gastronômica dos próximos dias tem muita coisa interessante, para ver, escutar, comer, beber e comprar… e, sobretudo, socializar. Como publicamos ontem (mais detalhes neste link) o restaurante Pescados na Brasa comemora aniversário no domingo, ao sabor de carimbó e cozinha típica do Pará.

A feira reúne cerca de 80 expositores

O fim de semana também tem mais uma edição da feira Carioquíssima, que acontece mais uma vez na Urca, ocupando a Praça General Tibúrcio, na Praia Vermelha. Com cerca de 80 marcas participantes, entre decoração, arte, gastronomia, roupas, acessórios e outros segmentos, a Carioquíssima garante a diversão do público de todas as idades com atrações infantis, além de shows e DJs – das 14h às 20h, nos dois dias.

Nos dias 14 e 16 a cidade recebe um dos jovens cozinheiros mais talentosos do Brasil, o mineiro Henrique Gilberto, do restaurante Cozinha Tupis, que já trabalhou com chefs como Alex Atala, Alberto Landgraf e Massimo Bottura, da Osteria Francescana, em Modena, na Itália (eleito o melhor do mundo por duas vezes, em 2016 e 2018). Ele vem retribuir a visita do seu colega Lúcio Vieira, dos Lilias e Labutas, que recentemente foi a BH cozinhar com ele.

Serão duas datas: na terça, dia 14, tem jantar com menu degustação no Lilia Restaurante. E no Dia 16 o evento migra para o Braseiro Labuta, na mesma Rua do Senado, a uma quadra de distância, com serviço à la carte.

“O Henrique faz atualmente um dos trabalhos mais observados na gastronomia brasileira e é referência para muita gente, inclusive para mim. Um cara muito criativo, competente e que tem uma cozinha mineira contemporânea que precisa ser apreciada”, diz Lucio Vieira, proprietário do Lilia e do Labuta.

No Lilia, o menu degustação terá oito etapas, com receitas criadas pelo chef, apresentando sua maneira aclamada de interpretar a cozinha mineira, quando vai servir pratos como rocamboles de pato com gema curada e algas; caldo de mocotó com tendão crocante, feijão verde, vieira e batata e bochecha de porco, lentilhas ao “Ras El Hanout”, coalhada, conchas e abóbora.

Já no Braseiro, a noite terá Petiscos, como a combinação entre frango, milho e requeijão; pratos, como a língua com tomate verde e guarnições, onde não poderia faltar um feijão Tropeiro.

Informações e reservas podem ser feitas no (21) 98777-5660 e no Instagram @lilia.restaurante; e no(21) 97577-3209 (@braseiro_labuta).

Bolinhos de cogumelos estão no menu

No dia 15, feriado da Proclamação da República, o Espaço Corcovado recebe um dos bares mais culturais da cidade, também vizinho deles, o Armazém Cardosão, em Laranjeiras.

Em sua quarta edição, o 4º Festival Armazém Cardosão reúne os artistas que se apresentam no bar durante a semana, mas desta vez a festa acontece em um lugar maior e durante todo o dia, com a tradicional feijoada da casa, além dos famosos boinhos (de cogumelos, de bacalhau e de aipim com carne-seca).

A entrada é gratuita, e a programação começa ao meio-dia. Às 14h, tem apresentação de jazz, com Ney Conceição e convidados; às 17h tem início a roda de samba com Elisa Addor, Pedro Holanda e Rafinha, com participação especial de Gabi Pasche; às 20h é hora de MPB, com Marcelo Ceará – e o festival se encerra às 22h.

“O propósito do evento é juntar todos os nossos clientes, e quem ainda não conhece a casa,– numa área maior, para curtirem os artistas que tanto se destacam no Armazém, mas que, às vezes, não têm a oportunidade de assistir, seja em razão do dia ou do horário. Agora ninguém tem desculpa, já que cai num feriado”, brinca um dos sócios do bar e organizador do evento, Rodrigo Caucotto.

Está proclamada a farra.