RIO: CAPITAL DA INOVAÇÃO

Robôs que dançam ou fazem sorvetes na hora, criptoarte, agricultura do futuro, as mais recentes inovações na área da saúde e a palestra de um dos maiores mitos da história dos computadores estão entre alguns dos destaques do Rio Innovation Week, que será realizado entre os dias 13 e 16 de janeiro de 2022, no Jockey Club Brasileiro, na Gávea. O evento terá 15 palcos simultâneos, segmentados por mercados de atuação, com mais de 500 palestrantes convidados e cerca de 1000 startups e incubadoras fomentando negócios.

Serão mais de 190 expositores apresentando inovações e soluções para os setores, mentorias, exposições, descarte de lixo eletrônico, workshops, networking e muitos negócios sendo gerados. O evento contará com atividades como batalha de pitch, investor meetings, masterclasses, workshops, mentorias, matchmaking e exposições.

Entre os palestrantes estará uma lenda: o engenheiro eletrônico e programador Steve Wozniack _ mais conhecido como Woz. Para quem não o conhece, muito mais do que o parceiro do genial marqueteiro Steve Jobs na criação da Apple, foi Woz quem efetivamente pôs a mão na massa e virou madrugadas soldando pecinhas até criar o primeiro computador de uso pessoal, pontapé inicial da Revolução Digital.

Mas Woz não é a única grande estrela no evento.  Richard Branson, fundador do grupo Virgin, irá participar de uma conversa com o Ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações do Brasil, Marcos Pontes. Já o prefeito de Miami, Francis Suarez, estará ao lado do prefeito Eduardo Paes, em um bate papo sobre os desafios de transformar uma cidade em polo de inovação, incentivando a geração de novos negócios e a instalação de empresas focadas em novos modelos de atuação. E ainda haverá palestra de Katia Vaskys, a General Manager da IBM.

O Rio Innovation Week trará para o mesmo espaço, diferentes segmentos do mercado que hoje utilizam a tecnologia como base para crescimento dos negócios e expansão, além de criação de novas oportunidades e cenários. Com foco em estimular o networking, ampliar o alcance e gerar novas conexões, o evento entra nos segmentos de Turismo, Varejo, Saúde, Profissões, Startups, Agronegócio, Sustentabilidade e Marketing, entre outros, trazendo para uma mesma página projetos já consolidados, que aconteciam de forma isolada no país.

Logo na chegada ao evento os visitantes encontrarão uma primeira representação das inovações tecnológicas: o famoso Robozão. Com três metros de altura, ele interage e dança com o público e acumula mais de 1 milhão de seguidores nas suas redes sociais.  Mas além do Robozão, a área Turistech apresentará uma visão geral da comunicação com robôs e assistentes virtuais.  Como por exemplo a Roboteria, que apresentará uma experiência de dar água na boca: um robô servindo sorvete. O Icebot, o “robô sorveteiro”, vem com a proposta de ser um Ice Cream Shop do futuro, onde prepara produtos personalizados para cada cliente. A empresa brasileira surgiu do sonho de três amigos, para trazer um novo conceito para o mercado de franquias.  

Outro personagem que fará parte do grupo de robôs será o Tinbot, que segundo o fabricante remete a um adolescente e se expressa com a fala, com várias expressões faciais e com seus movimentos de braços, cabeça e torso (mas, cá entre nós, ele lembra mesmo é a Eva do filme WALL-E). O Tinbot é configurando com as perguntas, respostas e interações que. O Tinbot também é um personagem famoso com mais de 50 milhões de visualizações em suas redes sociais. 

Modelos diferentes do Tinbot

O espaço Health Tech pretende aprofundar o tema Saúde 5.0, conceito que vem sendo utilizado para descrever as intensas mudanças no setor devido à implantação da tecnologia. A jornada da saúde no RIW vai passar por temas ligados a cannabis, saúde mental, hardware/biotech, hightech, hub de inovação e aceleradores, saúde pública, inovação em saúde além da medicina e futuro da saúde.

No espaço estarão expositores como a MedRoom, com um modelo do corpo humano em 3D e Realidade Aumentada;  assim como a Altoida, uma ferramenta desenvolvida com foco em rastreio e detecção precoce da doença de Alzheimer; e Cycor Cibernetica, criadora da primeira prótese inteligente da América Latina para paraplégicos e tetraplégicos, do primeiro exoesqueleto industrial; entre várias outras novidades na área.

Mão eletrônica produzida pela Cycor Cibernética

No universo das artes, a Metaverse Agency, de Byron Mendes, estará presente com mais de 12 artistas, apresentando suas obras através de criptoartes. Com apenas um ano de existência, a Metaverse foi responsável pelo case de lançamento da artista Monica Rizzolli na Artblocks, onde sua obra “Fragmentos de um Campo Infinito” foi arrecadada por cerca de R$ 30 milhões em 32 minutos. Byron foi também o responsável pelo primeiro espaço de criptoarte na 11ª edição da ArtRio, já fez o lançamento das NFTs de medalhistas brasileiros que participaram nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020; além de lançar obras de seus agenciados nas plataformas Makersplace, Tropix, Portions, Binance, Artblocks, Miintme, 9Blocks, entre outras.

“Antropofágico”, obra do artista Andrey Guaianã

Agora, no Rio Innovation Week, o objetivo é surpreender e trazer novas experiências ao público. Para Byron Mendes, CEO da Metaverse Agency, “Será uma oportunidade ao público interagir, conhecer e vivenciar possibilidades híbridas e novos suportes artísticos. As obras trazem experiências multissensoriais, inclusive com o uso de realidade aumentada, onde trazemos a experiência física em convergência com o universo digital, através da criptoarte e dos metaversos”, afirma Mendes. Durante o evento, a Metaverse Agency em parceria com a Dellarte Soluções Culturais, vai lançar o marketplace de criptoarte, Dellarte NFT e o projeto Metamundi (empresa focada na ativação de metaversos) além de apresentar uma das primeiras performances musicais no Brasil dentro de um metaverso baseado na blockchain.

E se o agro é pop, e das cerca de 13 mil startups brasileiras exatas 1.574 são voltadas para o agronegócio, ele não poderia deixar de contar com um espaço de destaque. Para fomentar ainda mais esse setor e debater a agricultura do futuro, facilitando o acesso às novas tecnologias, gerando negócios, entregando conhecimento e promovendo inovação, foi organizado o AgroRio Tech. Uma das grandes atrações da área será o trator gigante da John Deere, que possui 3m de largura, por 4,5m de comprimento, e altura entre 2,2m e 3,4m. Um trator elétrico autônomo, que possui uma unidade de acionamento elétrico, com uma potência total de 500kW e pode ser equipado com rodas ou esteiras. Graças ao acionamento elétrico, não há emissões de poluentes durante a operação e os níveis de ruído são extremamente baixos.

O trator elétrico gigante da John Deere em ação

Já entre os demais expositores confirmados da área, está a Perfect Flight, que gera relatórios de análises de pulverizações através dos arquivos de LOG dos aparelhos DGPS das aeronaves que realizam as aplicações. Além disso, Relatórios de Performance, com foco em análise da qualidade, aproveitamento e sucesso das aplicações, com objetivo de otimização de performance e melhoria dos índices de acerto e uniformidade das aplicações de forma contínua. Além deles, a startup Olho do Dono, apresentará um sistema que acompanha a evolução do peso do rebanho com pesagens frequentes e sem gerar estresse no gado, identificando o que realmente tem de arroba no pasto e definindo a melhor estratégia para a sua fazenda.

Finalmente, no espaço Pop&Tech, a experiência imersiva, visual e sonora, Xingu Ensemble, do artista Clelio de Paula, um sucesso por onde passa terá participação do Pajé Regenea. Quem passar pela instalação artística, poderá conferir o resultado de uma residência no local, onde foi escaneado volumetricamente indígenas da aldeia Kuikuro, apresentando uma narrativa sensorial imersiva em realidade virtual. Imperdível!

O evento conta com a participação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e com Secretaria De Ciência, Tecnologia E Inovação do Estado do Rio de Janeiro (SECTI RJ). O MCTI é responsável pela Vila da Ciência e vai apresentar projetos de inovação em todos as áreas do RIW. Já a SECTI RJ apresenta o Salão de Inovação com os principais projetos da UERJ, FAPERJ, CECIERJ, UEZO e UENF.

A agenda de palestras contará ainda com profissionais como: Camila Farani, investidora anjo do Shark Tank Brasil; Rony Meisler, sócio CEO da Reserva; Bruno Stefani, Global Innovation Director da Ambev; João Kepler, CEO da Bossanova Investimentos; Andrés de Léon, CEO da HyperloopTT; e Natalia Bayona, Diretora de Inovação da UNWTO – Organização Mundial de Turismo.