OS DESTAQUES DESTA SEXTA-FEIRA, 14/10, NO FESTIVAL DO RIO

A volta do Cinema na Praia ao Festival do Rio é o destaque desta sexta-feira, dia 14 de outubro.  A telona montada na Praia de Copacabana, em frente ao Lido, vai movimentar o final de semana e abre com uma homenagem ao cineasta Breno Silveira, exibindo “2 filhos de Francisco – a história de Zezé di Camargo e Luciano”.  A programação continua festejando a criançada com filmes como “Turma da Mônica – lições”, “Frozen 2” e “Pluft, o fantasminha”, entre outros.  Na reta final, o festival ainda reserva surpresas como o lançamento da série Jogo da Corrupção, da Prime Vídeo e o francês Mãe e Filho, com a presença da atriz Anabelle Lengronne.

Confira abaixo a programação desta sexta-feira:


PRAIA DE COPACABANA

18h: Turma da Mônica – Lições 

Sinopse: Em Turma da Mônica – Lições, Mônica (Giulia Benitte) é transferida para outra escola, desencadeando a separação do grupo formado por ela, Cebolinha (Kevin Vechiatto), Magali (Laura Rauseo) e Cascão (Gabriel Moreira). A decisão foi tomada pelos pais dos quatro amigos, que acham que eles estão passando tempo demais juntos e que isso pode prejudicá-los em suas responsabilidades. A partir dessa ruptura, eles são forçados a encontrarem novos amigos e enfrentarem seus próprios medos e inseguranças, e decidem tomar uma medida drástica: fugir. A turma terá então que encarar as consequências de suas decisões, amadurecer e descobrir o real valor e sentido da palavra amizade. O longa é uma sequência do filme Laços.

Direção: Daniel Rezende

20h: Dois Filhos de Francisco, a história de Zezé di Camargo e Luciano + Homenagem a Breno da Silveira 

Sinopse: Francisco Camargo (Ângelo Antônio) é um lavrador que quer transformar dois de seus nove filhos em uma dupla sertaneja. Ele inicialmente deposita sua esperança no mais velho, Mirosmar (Dablio Moreira), e resolve lhe dar um acordeão quando completa 11 anos. Mirosmar e o irmão Emival (Marco Henrique), que toca violão, se apresentam com sucesso nas festas da vila onde moram. Mirosmar e Emival começam então a tocar na rodoviária de Goiânia, quando se mudam para lá, na intenção de conseguir algum dinheiro para ajudar em casa. Os garotos conhecem Miranda (José Dumont), empresário de duplas caipiras, que viaja com eles por mais de 4 meses. Os irmãos novamente fazem sucesso, mas um acidente encerra prematuramente a carreira da dupla. Após quase desistir da carreira artística, Mirosmar decide voltar a cantar, agora usando o nome artístico de Zezé di Camargo (Márcio Kieling). Ele grava um disco solo, mas não obtém sucesso. Já casado e com duas filhas pequenas, Zezé tem dificuldades em sustentar a família e o máximo que consegue é que outras duplas cantem composições suas. É quando ele encontra em seu irmão Welson (Thiago Mendonça), que passa a usar o nome artístico de Luciano, o parceiro ideal para levar adiante sua carreira musical..

Direção: Breno Silveira

ESTAÇÃO NET GÁVEA

16h: Daniel Senise – Nem tudo tem que ser sobre alguma coisa (Premiére Brasil – Retratos)

Sinopse: Em 2011, o artista Daniel Senise realizou uma instalação intitulada 2892. Ela é formada por dois longos painéis brancos, intitulados Branco 2430 e Branco 462. De um lado, lençóis utilizados em um motel (2430); do outro lado, lençóis utilizados em um hospital (462). Além de explorar visualmente a obra, o documentário também faz incursões aos espaços que 2892 remete: motéis e hospitais. A partir de uma imersão na dimensão de vida-sexualidade-morte, o longa traz paralelos com a arte e com a criação artística.

Direção: Bernardo Pinheiro Mota

19:15h: Transe (Première Brasil: Competição Longa-Metragem Ficção)

Sinopse: Luisa (Luisa Arraes) é uma jovem atriz que vive com seu namorado musicista, Ravel (Ravel Andrade). Ela conhece Johnny (Johnny Massaro), um espírito livre, e os três vivem um relacionamento baseado no amor livre quando um perigo iminente ameaça colocar o futuro de todos em risco. 

Direção: Carolina Jabour

CINE ODEON – CENTRO CULTURAL LUIZ SEVERIANO RIBEIRO

19:00h: Jogo da Corrupção (Première Latina)

Sinopse: “Jogo da Corrupção” traz um olhar satírico sobre os bastidores da corrupção por dentro do futebol, e mostra as origens da transformação da FIFA de uma simples organização esportiva em uma potência comercial e política. No centro da história está o ex-presidente da instituição, João Havelange, forasteiro brasileiro que usurpou o poder dos europeus e manteve o controle da organização por quase três décadas. Exibição dos episódios 1 e 2 da série.

Direção: Armando Bó

ESTAÇÃO NET BOTAFOGO

19h: Mãe e filho (Panorama do Cinema Mundial)

Sinopse: No final dos anos 1980, Rose se muda da Costa do Marfim para Paris com seus dois filhos pequenos. Em um espaço de 20 anos, o longa mostra a construção e desconstrução da família de Rose.

Direção: Léonor Serrraille

DEBATES

13H30 – 7 Cortes de cabelo no Congo, de Luciana Bezerra, Gustavo Melo e Pedro Rossi + curta Cinema Vivo, Chris MN.

16h30 – Fogaréu, de Flávia Neves + curta Tiros de Misericódia, de Augusto Barros