OS DESTAQUES DE HOJE, 13/10, NO FESTIVAL DO RIO

O Festival do Rio termina no próximo domingo, dia 16, e já está deixando saudades. Para começar o clima de despedida, a quinta-feira, 13/10, traz mais uma seleção para deixar os cinéfilos ainda mais apaixonados. Um dos grandes destaques é a programação musical da Biblioteca Parque. Para os amantes do terror, Piggy e A Última Praga de Mujica, que conta a história de um filme perdido do brasileiro Zé do Caixão, seguido pelo próprio filme. Além disso, o longa LGBTQIA+ Monica está na lista.

Confira os destaques do dia:

ESTAÇÃO NET GÁVEA

19:15h Sete Cortes de cabelo no Congo (Premiére Brasil – Competição Documentário)

Sinopse: Um cabeleireiro. Sete cortes de cabelo. Sete experiências de exílio. O documentário é estrelado pelo dono do salão, Fernando “Pablo” Mupapa, que se desdobra do ritual do corte de cabelo para se abrir para as vozes e relatos de imigrantes da República Democrática do Congo que vivem no Brasil. Por meio de uma conexão com a África, os diálogos entre Pablo e seus clientes registrados pelos cineastas revelam afirmações de identidade e o sonho de uma revolução anti-imperialista.

Direção: Luciana Bezerra, Gustavo Melo, Pedro Rossi

21:15h: Hallelujah: Leonard Cohen, a journey, a song (Itinerários Únicos)

Sinopse: O filme é uma exploração definitiva da história do cantor e compositor, visto através de seu hino de renome internacional, Hallelujah. Este documentário apresenta três vertentes criativas: o compositor e sua época; a jornada dramática da música de rejeição de gravadora ao sucesso no topo das paradas e testemunhos comoventes de grandes artistas para quem Hallelujah se tornou uma referência pessoal.

Direção: Daniel Geller e Dayna Goldfine

21:45h: Fogaréu (Première Brasil – Competição Longa-Metragem Ficção)

Sinopse: Em Fogaréu, Fernanda volta para a fazenda de seu tio em Goiás, após viver ausente por muitos anos, trazendo as cinzas de sua falecida mãe adotiva de volta para casa. Sua aparência e sua busca pela verdade sobre suas raízes abalam a fachada dessa família de classe média. Para seu tio latifundiário, um prefeito conservador que está em campanha pela reeleição, as investigações e acusações de Fernanda estão rapidamente se tornando uma ameaça. Mas ela permanece inflexível em sua tentativa de verdade e justiça. No centro desse drama familiar está o confronto com tradições antiquadas, relações de exploração e com aqueles que lucram com elas. Fogaréu retrata uma tentativa inspiradora de romper com estruturas endurecidas, bem como a esperança de um novo começo, ao retratar a busca da protagonista por suas próprias origens dentro do passado colonial do Brasil.

Direção: Flávia Neves

CINE ODEON – CENTRO CULTURAL LUIZ SEVERIANO RIBEIRO

19:00h: Vale Tudo com Tim Maia (Première Brasil -Hors Concours)

Sinopse: Com imagens inéditas, shows e entrevistas raras, a série aposta no jeito irreverente do “síndico” da música brasileira de narrar sua própria trajetória.

Direção: Nelson Motta e Renato Terra

21:45h: O Pastor e o guerrilheiro (Première Latina)

Sinopse: Em 1968, o jovem comunista João deixa a universidade e vai para uma guerrilha na Amazônia. É preso, torturado e enviado para a prisão em Brasília, onde encontra Zaqueu, um cristão evangélico preso por engano. Eles sofrem juntos, superam diferenças ideológicas, se ajudam e marcam um encontro para 27 anos depois, à meia-noite, na virada do milênio, em cima da Torre de TV de Brasília – mas João morre em um acidente de carro, em 1990. Em 1999, um velho coronel do exército suicida-se e deixa parte de sua herança para Juliana, filha bastarda fruto de seu relacionamento com a antiga empregada da casa. Através de um livro encontrado na casa, ela descobrirá que seu falecido pai foi o torturador dos dois jovens no passado e que o encontro marcado entre os rapazes não ocorrerá. O destino colocou Juliana na história e o encontro marcado terá um desfecho diferente do que foi combinado.

Direção: José Eduardo Belmonte

ESTAÇÃO NET BOTAFOGO

19h: A última praga de Mujica (+ A Praga)

Sinopse: A Última Praga de Mojica é um curta-metragem do making off da restauração do longa de José Mojica Marins, A Praga, que foi recuperada e restaurada.

Direção: Cédric Fanti, Eugenio Puppo, Matheus Sundfeld, Pedro Junqueir

A Praga

Sinopse: Marina e Juvenal estão passeando. Eles resolvem tirar fotos diante da casa de uma idosa. Irritada com a proximidade dos jovens amantes, a mulher se revela uma bruxa poderosa. E ela lança uma maldição sobre Marina e Juvenal.

Direção: José Mujica Marins

21h: Monica (Panorama do Cinema Mundial)

Sinopse: O retrato íntimo de uma mulher que volta para casa para cuidar de sua mãe adoecida. Uma história delicada e cheia de nuances de uma família dividida, a narrativa explora temas universais de abandono, envelhecimento, aceitação e redenção.

Direção: Andrea Pallaoro

23:45h: Piggy (Midnights Movies)

Sinopse: Com o sol de verão em sua cidade rural espanhola, Sara se esconde no açougue de seus pais. Uma adolescente cujo excesso de peso a torna alvo de bullying incessante, ela foge de um bando de garotas que a atormentam na piscina da cidade, apenas para se deparar com elas sendo brutalmente sequestradas por um estranho, que vai embora com elas em sua van. Sara fica intrigada com o estranho – um interesse mútuo – ela está dividida entre revelar a verdade e proteger o homem que a salvou.

Direção: Carlota Pereda

BIBLIOTECA PARQUE

12h e 16h: Cartola, música para os olhos

Sinopse: Através da linguagem documental – contando com imagens de arquivos e depoimentos de amigos e colaboradores -, os diretores Hilton Lacerda e Lírio Ferreira abordam a história de vida e a obra de Angenor de Oliveira, mais conhecido como Cartola, um grande ícone nacional do samba e importante compositor da música brasileira.

Direção: Lírio Ferreira, Hilton Lacerda

14h e 18h: Palavra (EN)cantada

Sinopse: Documentário sobre a canção brasileira e sua estreita relação com a poesia e com as artes escritas em geral, narrado com a ajuda dos depoimentos e pensamentos de grandes nomes da música popular brasileira. O rap, a poesia, o samba, a bossa nova e todas as vertentes que compõem o cânone da música popular nacional… Palavras cantadas.

Direção: Helena Solberg

DEBATES

13h30 – Bocaina, de Ana Flavia Cavalcanti e Fellipe Babosa + curta Mulheres Árvore, de Wara 16h30 – Carvão, de Ca