CCJF APRESENTA MOSTRA DE CINEMA LATINO-AMERICANO

O Centro Cultural da Justiça Federal abrigará de 04 a 13 de novembro a Mostra Visões Latinas, que traz uma retrospectiva da produção do cinema latino-americano da última década em conjunto com curtas produzidos na Região Metropolitana do Rio, criando um diálogo a respeito de temáticas comuns em nosso continente que se expressam na singularidade de suas diversas culturas. Além das exibições, serão realizadas rodas de conversa em torno das questões levantadas pelos filmes e uma exposição pública na Cinelândia, contando com cartazes e fotografias das obras. As exibições têm como intuito abarcar diversos gêneros cinematográficos, contemplando assim uma gama maior de perspectivas sobre as vidas latino-americanas e diversificando o contato dos espectadores com as formas de expressão apresentadas através da câmera.

A mostra traz marcos cinematográficos do cinema latino como o chileno “Uma Mulher Fantástica”, dirigido por Sebastián Lelio, ganhador do Oscar de melhor filme estrangeiro de 2017, o colombiano “O Abraço da Serpente”, dirigido por Ciro Guerra e também indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 2016, o premiado “Últimos Dias em Havana”, dirigido por Fernando Perez, entre outras pérolas do audiovisual da américa latina que o recorte curatorial reuniu. A Mostra Visões Latinas faz ainda uma merecida homenagem a Mauricio Lissovsky, através da exibição do também premiado “A pessoa é para o que nasce”, um dos roteiros assinados pelo professor, pesquisador, pensador, historiador da fotografia falecido precocemente em agosto de 2022. Na abertura, dia 03/11, Roberto Berliner, diretor do filme que conta a história das três irmãs cegas que passaram boa parte de suas vidas ganhando o sustento cantando e tocando ganzá nas feiras de Campina Grande, interior da Paraíba, falará sobre o filme homenageado.

A seleção dos curtas também é um presente para o espectador. Entre outros destaques a curadoria selecionou o curta-documentário que narra à história de João Alves de Torres Filho, o Joãosinho da Goméa, o babalorixá baiano que mudou a história do Candomblé, conselheiro de Getúlio e JK, e que encantou Elizabeth II. Outros destaques são para Cascudos e Neguinho, dois filmes que vivenciam o real significado de desigualdade. A Abertura, quinta-feira, dia 03, além da homenagem póstuma a Maurício Lissovsky, a Mostra conta com a presença do Secretário Aquiles Barreto e do Subsecretário, Alberto Szafran, da Secretaria Especial de Integração Metropolitana da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e com a apresentação Orquestra Sinfônica da MaréVisões Latinas é uma realização da Empreender Projetos Culturais, que tem como objetivo o desenvolvimento de projetos socioculturais, pois acreditamos que a arte, a cultura e a educação formam cidadãos conscientes, capazes de olhar para o mundo de forma mais plural.

PROGRAMAÇÃO:

04/11 – Sexta 18h30 – Mente Aberta (curta) Relatos Selvagens (longa) (Argentina)

05/11 – Sábado 16h00 Nicinha não vem (curta) A Pessoa é para o que nasce (longa) (Brasil)

06/11 – Domingo 16h00 Neguinho (curta) Pelo Malo (longa) (Venezuela)

10/11 – Quinta 18h30 Manhã de Domingo (curta) Uma Mulher Fantástica (longa) (Chile)

11/11 – Sexta 18h30 Joãosinho da Gomea, o Rei do Candomblé (curta) Últimos Dias em Havana (longa)  (Cuba)

12/11 – Sábado 16h00 Ladeira não é Rampa (curta) O Abraço da Serpente (longa)  (Colômbia)

13/nov Domingo 16h00 Cascudos (curta) Festa no Céu (México)

SINOPSES DOS CURTAS

NICINHA NÃO VEM

Acompanhamos um dia de espera para a visita de Nicinha a sua filha em situação de cárcere, enquanto somos levados à realidade de um presídio feminino. Baseado no conto “Por que Nicinha não veio?”, de Lia Vieira. Narração de Noemia Oliveira.

MENTE ABERTA

Após o fim do relacionamento com sua companheira (Gabriella Santoro), um homem (Luciano Braga) confabula, sozinho, no banho, sobre os motivos pelos quais foi abandonado.

LADEIRA NÃO É RAMPA

O filme acompanha Antônio (Antônio Ribeiro), um skatista que usa as ruas para fazer suas manobras e busca meios para lançar um filme, em uma cidade que não tem pista de skate e nem cinema.

CASCUDOS

Pedrinho (Thiago Xavier) adora se divertir no Fliper. Prestes a bater o recorde numa máquina, um trio de crianças da redondeza chega, e a brincadeira acaba ficando séria. Situada em uma das muitas fronteiras da metrópole fluminense, a história mostra que o “jogo da vida” pode nos separar de diferentes formas.

NEGUINHO

Jéssica (Juliana França) e seu filho Zeca (Pedro Moura) são bolsistas em diferentes instituições de ensino e precisam lidar com o racismo da sociedade no cotidiano. O futuro de Zeca fica incerto quando sua mãe é chamada para uma reunião de emergência na escola do filho.

JOÃOSINHO DA GOMÉA, O REI DO CANDOMBLÉ

Joãosinho da Goméa é o narrador de sua própria história neste filme, que apresenta ao público a vida do “Rei do Candomblé” com canções interpretadas pelo líder religioso,  performances marcantes que atraíram a atenção do país e do mundo e arquivos que mostram a importância de Joãosinho para as religiões de matriz africana no Brasil.

MANHÃ DE DOMINGO

Gabriela (Raquel Paixão) é uma jovem e talentosa pianista que se prepara para um recital. Às vésperas da apresentação, sonhos com a falecida mãe desestabilizam o emocional de Gabriela, colocando o sucesso do seu recital em risco. A jovem, então, resolve ir em uma busca de uma reconciliação com suas memórias.

SINOPSES DOS LONGAS

RELATOS SELVAGENS

Escrito e dirigido por Szifron, Relatos Selvagens é um espetáculo visual que conta uma sombria e cômica história de tragédia, amor, decepção, passado e a violência que espreita a superfície do cotidiano. Encontrando-se vulneráveis às mudanças voláteis e imprevisíveis da realidade, os personagens de Relatos Selvagens são empurrados para o abismo e para o prazer inegável de perder o controle, atravessando a linha fina que divide a civilização da brutalidade. O filme é produzido por Hugo Sigman, Pedro Almodóvar e Agustín Almodóvar, com Matías Mosteirin e Esther García Rodriguez atuando como produtores executivos. Indicado ao Oscar de melhor filme internacional em 2015.

A PESSOA É PARA O QUE NASCE

Três irmãs cegas. Unidas por esta peripécia incomum do destino, elas viveram toda sua vida cantando e tocando ganzá em troca de esmolas nas cidades e feiras do Nordeste do Brasil. O filme acompanha os afazeres cotidianos dessas mulheres e revela as curiosas estratégias de sobrevivência, da qual participam parentes e vizinhos. Mergulha em sua história, flagrando uma trama complexa de amor e morte, miséria e arte. E acompanha, numa reviravolta inesperada, o efeito-cinema na vida destas mulheres, transformando-as em celebridades. Uma obra em que diretor e personagens confrontam-se com os laços que surgem entre eles, revelando a sedução e os riscos do ofício de documentarista.

PELO MALO

Junior (Samuel Lange Zambrano) é um menino de nove anos que tem cabelo crespo. Ele quer alisá-lo para sua foto no álbum de formatura, para ficar parecido com um cantor famoso. Isso o faz entrar em conflito com a mãe, Marta (Samantha Castillo). Quanto mais Junior tenta melhorar o visual pelo amor da mãe, mais ela o rejeita. Até que ele é encurralado, cara a cara, com uma decisão dolorosa. Vencedor da Concha de Ouro de melhor filme no Festival de San Sebastian (Espanha).

UMA MULHER FANTÁSTICA

Marina (Daniela Vega) é uma mulher transgênero que vive um relacionamento

com Orlando (Eugenio Francisco Reyes Morandé), um homem 20 anos mais velho, que deixou a família para viver com ela. Quando o namorado morre, ela se vê diante da raiva e do preconceito da família do falecido parceiro. Marina luta por seu direito de sofrer – com a mesma energia ininterrupta que ela exibiu quando lutou para viver como uma mulher. Vencedor do Oscar de melhor filme internacional em 2018.

ÚLTIMOS DIAS EM HAVANA

Havana, dias atuais. Enquanto espera um visto para os Estados Unidos que nunca chega, Miguel (Patricio Wood) lava pratos em uma lanchonete e cuida de Diego (Jorge Martinez), um amigo gay que vem sendo consumido pelo vírus HIV. Diego e Miguel vivem juntos como se fossem o dia e a noite: um é positivo e solar; o outro, calado e soturno. A relação dos dois é totalmente abalada quando o visto de Miguel é liberado.

O ABRAÇO DA SERPENTE

Karamakate (Nilbio Torres), outrora um poderoso xamã da Amazônia, é o último sobrevivente de seu povo e agora vive em isolamento voluntário nas profundezas da selva. Os anos de solidão absoluta o tornam vazio, privado de emoções e memórias. Sua vida sofre uma reviravolta quando Evan (Brionne Davis), um etnobotânico estadunidense, chega ao seu esconderijo remoto em busca da Yakruna, uma poderosa planta, capaz de ensinar a sonhar. O xamã decide acompanhar o estrangeiro em sua busca, e juntos embarcam em uma viagem ao coração da selva, onde passado, presente e futuro se confundem, fazendo-o aos poucos recuperar suas memórias. Essas lembranças trazem uma dor profunda que não libertará Karamakate até que ele transmita o conhecimento ancestral, que antes parecia destinado a perder-se para sempre.

FESTA NO CÉU

Do produtor Guillermo del Toro e do diretor Jorge Gutierrez, o longa metragens dos estúdios Pixar é uma comédia animada de estética única. “Festa no Céu” traz a jornada de Manolo, um jovem que está dividido entre cumprir as expectativas de sua família ou seguir seu coração. Antes de escolher que caminho tomar, ele embarcará em uma incrível aventura em três mundos fantásticos, onde ele deverá enfrentar seus maiores medos. Rico e com uma nova abordagem de sucessos da música pop, o filme nos incentiva a celebrar o passado sempre olhando para o futuro.

SERVIÇO:

Mostra Visões Latinas

De 04 a 13 de novembro

Centro Cultural da Justiça Federal

Endereço: Av. Rio Branco, 241 – Centro

Telefone: (21) 3261-2550

Distribuição das senhas até 30 minutos antes das exibições por ordem de chegada – sujeito a lotação – capacidade do cinema: 56 lugares

Classificação indicativa: 14 anos, exceto “Festa do Céu” e “Cascudo” que a indicação é livre.