DA MARINO: O MAR ESTÁ PARA LAGOSTA

nspirado no mediterrâneo, mais precisamente no sul da Itália, o Da Marino, novo restaurante do chef Rodolfo De Santis, já se tornou um dos endereços mais celebrados de frutos do mar na cidade, assim como sua matriz em São Paulo. Sócio de três grandes sucessos no Itaim, o Nino Cucina e os bares Peppino e Salumeria, o italiano De Santis se esmerou nas receitas de pescados, como o linguine com lagosta ao molho do próprio crustáceo, uma das receitas tentadoras do menu.

Dada a proximidade com o litoral, a casa deve apresentar uma maior variedade de pratos do que o original paulistano, além de ter uma relação mais estreita com pescadores locais e produtos de Cabo Frio. “Queremos criar o mesmo conceito de São Paulo com uma calçada que ofereça nossas diferentes opções de gastronomia”, revela De Santis, cujos estabelecimentos ficam na mesma rua, a Barão da Torre, na altura dos números 482 e 490. As unidades ocupam casarões antigos, que foram remodelados para reproduzirem diferentes atmosferas do país da bota.

A idéia é que o cardápio esteja sempre se renovando, não passando mais do que vinte opções de receitas do mar. Além do mediterrâneo, outra fonte de inspiração da casa, segundo o chef, é o restaurante Marea, de Nova York.

Como entrada, a dica é provar o crudo de atum com alcachofra ou o tartar de atum com a burrata da casa. Entre as massas, que mesc​l​am as influências clássica e contemporânea, duas opções dão água na boca: rigatoni com polvo all’amatriciana  e espaguete com lula e bottarga, entre outros pratos, mexilhões à marinara, cozidos em vinho, tomates, azeite. A lagosta do Ceará está em pratos como o linguine cozido na água do crustáceo, com molho de tomatinho e manjericão.

No quesito sobremesas, o semifreddo de limão siciliano com chocolate branco e recheio de compota de abacaxi é delirante. Só para citar uma delas.  Com jeito de casa de praia, decorado com redes de pesca penduradas nas paredes e a cozinha aberta, o restaurante, por enquanto, funciona apenas no jantar e nos almoços de domingo.

Serviço:

R. Barão da Torre, 482 – Ipanema,