CORTÉS ASADOR TEM EDIÇÃO LIMITADA DO TOMAHAWK, O CORTE DA VEZ

Dezembro é a época das confraternizações: seja com a família, amigos ou colegas de trabalho. E para esse período festivo, o Cortés Asador, no Leblon, preparou uma novidade para lá de suculenta, chamada Dica do Saldanha. O nome é obviamente inspirado no Flávio Saldanha, consultor de carnes do restaurante que escolheu como estrela do período um corte que tem feito sucesso nas melhores casas da praça pela maciez e qualidade, o Tomahawk. É uma peça grande, que consiste em uma parte de rib eye e bife ancho, grudada num osso de pelo menos 30 centímetros, que se recomenda comer compartilhando com a família ou amigos.

Seu diferencial começa já na fazenda, com acompanhamento do crescimento e desenvolvimento do gado desde o pasto. Sucesso no primeiro Cortés de Temporada, que foi dedicado ao gado Belted Galloway, o Tomahawk tem origem escocesa e uma boa quantidade de gordura intramuscular. A carne extremamente saborosa, macia e com bom marmoreio tem 650g, em média, com osso, e é ideal para dividir (R$258).  Para quem deseja degustar essa delícia, é melhor correr, pois a iguaria está no cardápio por tempo limitado.

Mas por que esse corte é tão especial?

Para muita gente de pouca sofisticação no mundo das carnes, bife ancho, prime rib ou tomahawk é tudo alcatra. Só que a coisa não é bem assim. O nobríssimo Bife Ancho é um corte de origem argentina e significa, bem, “bife largo”, em português. O nome representa como ele deve ser consumido: em bifes com espessura de 4cm ou no mínimo dois dedos. Excelente para churrasco ou na grelha, pode também ser utilizado como carne cozida, assada, refogada ou até em picadinho. Seu nome oficial no Brasil é filé de costela. Mas ele é encontrado também nos EUA com o nome de ribeye ou como club roll na Inglaterra.

Quando o Ancho traz o osso da costela junto, trata-se do corte nobre Prime Rib, ou como o nome diz: “costela de primeira” em português. Extraído entre a sexta e décima costela do boi, é considerada como a parte mais macia e premium das costelas. E assim como o Ancho, tem nomes como constata na Itália, chuletón na Espanha, ribeye cowboy steak, ou apenas filé de costela com osso.

Agora, quando esse osso chega aos 30 centímetros, temos o chamado e atualmente celebrado Tomahawk. O resultado de dois cortes diferentes assados juntos resulta num marmoreio melhor, uma carne mais macia, saborosa e com porcentual de gordura não muito exagerado. Atente-se sempre ao ponto da carne, pois, o corte tem seu sabor mais valorizado quando é feito malpassado. Aliás como quase toda carne.

Responsável pela escolha do corte este mês, Flávio Saldanha é de família gaúcha, mas paulistano por acaso. Sua família está no ramo desde os tempos de seu bisavô. Ele conta que, quando criança e aprontava alguma, seu castigo era ir trabalhar com o pai, carregando miúdos. Aos 15, começou a trabalhar na desossa de carnes e aos poucos foi aprendendo os segredos de cada setor. Mais tarde estudou desenvolvimento de produtos e fundou a Consultoria FS67. Para o Cortés Asador ele aposta em cortes de qualidade superior. “O Cortés tem uma seleção de carnes exclusivas. Controlamos todas as etapas da cadeia, da escolha do boi ao prato. Costumo dizer que nossa carne tem começo, meio e fim”, diz.

SERVIÇO:

Dicas do Saldanha no Cortés Asador

Shopping Leblon – Av. Afrânio de Melo Franco, 290, lojas 410/411, 4º piso, Leblon

Tel – 21 3576 9707

De 21 a 31 de dezembro ou enquanto durarem os estoques

www.cortesrestaurante.com.br