CORES E SABORES PRIMAVERIS AOS PÉS DA SERRA

Localizado no pé da Serra da Tiririca, na região oceânica de Niterói (RJ), o AMANA pratica gastronomia sazonal e sustentável com ingredientes locais. Na casa do chef Leo Guida, diversos ingredientes exigem meses de preparação, trazendo por vezes desafios e constante pesquisa envolvida para fazer o procedimento a partir do zero. A apresentação e execução dos pratos transmitem claramente a atmosfera e contemporaneidade da filosofia na qual estão inseridos. Os sabores são surpreendentes e por vezes inusitados.

“Basicamente tudo que servimos no restaurante tem origem na natureza. Acreditamos sinceramente que a melhor maneira de valorizar o meio ambiente é trabalhando em estreita colaboração com fornecedores que compartilham nossas ambições de qualidade e sustentabilidade. Em nossa cozinha, usamos produtos de origem local de pequenos fornecedores que trabalham e cultivam em terras de nossa região. Nossa criação se baseia em produtos locais, tendo a Serra da Tiririca e nossas raízes como inspiração”, diz Leonardo Guida, chef e proprietário do AMANA.

Nascido e criado em Niterói, no Rio de Janeiro, Leonardo Guida passou por cozinhas estreladas na Europa e América Latina e escolheu sua cidade para abrir seu primeiro restaurante. De alma inquieta e aficionado por técnicas ancestrais relacionadas à comida, uniu sua paixão pela brasa com os ingredientes selvagens e nativos da região.

Após cursar um Mestrado no Piemonte, na Itália, passou por equipes de Fabio Barbaglini (chef 3 estrelas Michelin), e pelo Ristoranti Piccolo Lago (2 estrelas Michelin) por uma temporada. Em 2016, voltou da Itália, e desembarcou nas Olimpíadas do Rio como chef da cozinha italiana no main dining, servindo todos os comitês olímpicos. Atuou como consultor gastronômico e deu aulas e workshops de gastronomia na Maison Du Chef, em Copacabana, além de integrar o time da feira Junta Local. Em 2019 integrou a equipe do chef Rodolfo Guzman no Restaurante Boragó, eleito 6º melhor restaurante da América Latina e 38º do mundo no ranking The World ‘s 50 Best Restaurants. De volta ao Brasil, começou a executar o projeto que sempre idealizou. Um restaurante de filosofia sazonal, sustentável e local

Com a chegada da Primavera, o chef se inspirou e criou dois pratos e um drink que estão no menu degustação do AMANA (R$265 por pessoa). São eles:

– Camarão | limão preservado | camomila
(tartar de camarão com limão preservado, dashi de camarão seco com picles de camomila)

– Iogurt | mel cru | morango lactofermentado | cana do brejo

– Vermute de flor de violeta


Serviço:

AMANA RESTAURANTE
Avenida do Canal 145
Itaipu, Niterói
Rio de Janeiro