SI-CHOU ABRE AS PORTAS EM IPANEMA, FAZENDO CONEXÃO ENTRE A ITÁLIA E O JAPÃO

Bruno Agostini

De um lado desta mesa está Elia Schramm, chef da Babbo Osteria, em Ipanema. Do outro, Menandro Rodrigues, restaurateur que está por trás do Haru Ichiban, em Copacabana. São dois sucesso, de crítica e de público.

Eles se juntaram para abrir juntos o Si-chou, um restaurante cujo menu é essencialmente asiático, mas traz pitadas italianas. A inspiração vem da Rota da Seda,  usada no comércio do precioso tecido, e de outras mercadorias, entre o Oriente e a Europa e Médio Oriente. Si-chou significa seda.

A casa abriu as portas ontem, tendo o chef Rodrigo Tristão no comando da cozinha. Fica no número 472 da Rua Barão da Torre, onde funcionou por anos o lendário Madame Butterfly, um dos melhores japoneses da cidade quando quase não havia opções na categoria, já a partir dos anos 1980.

O cardápio começa com ussuzukuris, sushis, sashimis e makimonos, com destaque para o chirashizushi, com 15 cortes de sashimi, ikura, kimchi e tamagoyaki, servidos sobre shari com massago e pó de nori; e a experiência blue fin, com distintas opções de peças com o raro atum azul.

Para além do sushi bar, há uma página dedicada às entradas frias, e outra às quentes.É quando o menu se torna mais internacional: tem tartare coreano, ceviche, guioza, satay, bao, frango frito…

Na hora dos principais, a Itália se mostra um pouco mais, através dos noodles à carbonara com bacon cantonês, grana padano, pimenta preta, ovo perfeito e cebolinha; e do kaisen udon, por exemplo, massa nero di sepia, polvo, camarão, vieira e molho cremoso de sakê, limão siciliano e mariscos.

Neste setor encontramos umas receitas coreanas, como dolsot bibimbap, arroz frito na panela coreana, carne marinada e temperada, cogumelos, legumes, gema e molho levemente picante; tailandesas, como o curry de camarões e peixe branco no
leite de coco com legumes curry vermelho, palmito pupunha, banana e saladinha; e chinesas, como o pato Sichuan, com magret de pato laqueado com caramelo de vinho chinês e pimenta Sichuan, pepino, alho-poró, molho hoisin e panquequinhas no vapor.

Para encerrar, tem opções como o Orient Express, com fondant de chocolate, sorvete de
baunilha bourbon, calda de caramelo salgado de missô; e o tropical Asia, com cremoso de coco e chocolate branco, sorbet de maracujá, compota de manga levemente spicy.

Quem vai embarcar neste trem que acaba de partir?

SERVIÇO
Si-Chou: Rua Barão da Torre, 472, Ipanema. Instagram: @restaurantesichou

.