PRIMEIRA EDIÇÃO DO QUINTAL DOS BOTECOS ACONTECE NO PRÓXIMO FIM DE SEMANA, EM COPACABANA

Amir: tigela de linguiça de cordeiro Makanek servida com homus, picles da casa e cebola frita

Uma reunião de botecos de primeira linha do Rio de Janeiro, que está espalhado por diversos bairros da cidade, representando várias culturas gastronômicas. Tudo isso, temperado com samba da melhor qualidade. Em pleno verão carioca. É disso que o povo gosta, como dizia o locutor esportivo.

Um golaço é reunir essa turma na Praça do Lido, de frente para o mar de Copacabana, durante um fim de semana inteiro. A primeira edição do Quintal dos Botecos seria a senana passada, mas a previsão de chuvas obrigou os organizadores a cancelarem. Mas, agora vai: o Quintal dos Botecos acontece de sexta (26) a domingo (28), do meio-dia às 22h. É um evento itinerante, que vai se realizar uma vez por mês, de sexta a domingo. Com barracas de bares e restaurantes (da Zona Sul à Baixada), traz artesanato, moda, DJs e roda de choro e samba. Cada mês será em um local diferente, aberto ao público, gratuito, sempre com área kids, para atrair as famílias. Em fevereiro será em Caxias, no Outlet Premium, e em março, na Barra.

No time de atrações gastronômicas desta primeira edição temos o árabe Amir, o francês Botecô (do chef Didier Labbé), o peruano Ceviche da Fabi, o Bar da Portuguesa, além de um tempero de muita brasilidade, com os quitutes do paraense Pescados na Brasa, e do Matuto Nordestino. Bem plural. Completam o elenco nome como João Diamante, com o seu É Nóis, um boteco que nasce famoso, o Santo Remédio e o Deza Botequim.

Clássico da Praça do Lido, o Amir é praticamente um anfitrião, e vai servir mix de salgados (mini quibe, mini esfiha, burreca e falafel), kafta aperitivo, kebab de kafta e tigela de linguiça de cordeiro Makanek servida com homus, picles da casa e cebola frita.

A primeira edição, em Copa, terá Baile do Zen, na sexta, às 19h; roda de choro Pixin Bodega, às 13h, e Samba que Elas Querem, às 16h, no sábado, dia 20; e no domingo, às 13h, Pixin Bodega, e às 16h, roda de samba da Marcelle Britto com Arlindinho, como convidado.

Haverá ponto de arrecadação de doações para vítimas das enchentes. Serão aceitos alimentos não perecíveis, material de higiene pessoal e água mineral.