POBRE JUAN ABRE AS PORTAS EM IPANEMA: O QUE PEDIR NA NOVA PARRILLA DA ZONA SUL?

Um dos salões do novo restaurante, com 240 lugares em três andares

O restaurante Pobre Juan inauguração hoje a sua mais nova unidade no Brasil, em Ipanema, na esquina da Visconde de Pirajá com Henrique Dumont, num casarão de três andares que passou um ano em reforma. O resultado já chama a atenção de quem passa por ali, e muitas reservas já foram feitas para os próximos dias.

No terceiro andar está um espaço exclusivo, com piano bar onde vão acontecer apresentações musicais, prometendo ser um dos lugares mais concorridos da casa, que tem cerca de 240 lugares.

Gosto de pedir uk Gingeretto pra começar, um drinque exclusivo da casa, feito com cachaça, limão e licor 43. Delícia refrescante.

Depois, posso ir num Bloody Mary, antes de escolher um branco, para as entradas, e um tinto, para as carnes. Prove os rótulos de importação própria.

Croquetas de ossobuco

Mas, e o que pedir? Deixo aqui minha seleção de preferidos, lembrando que a pimentada casa (muito boa) e o chimichurri, devem estar sempre à mão:

– Jamón Joselito: Até onde eu sei, é o único lugar do Rio em que encontramos o jamón ibérico de bellota mais icônico e prestigiado da Espanha, e portanto, do mundo.

– Empanadas: Eu prefiro pedir as versões menores, para comer em duas ou três bocadas. De carne, e temperada com pimenta da casa. São assadas na brasa.

– Croquetas de ossobuco: Cremosas, com casquinha crocante, são uma ótima pedida, e ficam muito bem (novamente) com a pimenta.

– Steak tartare: Um dos melhores do Rio, servido com as papas souflé (recheio com a carne, que fica ótimo).

– Tataki de wagyu: A casa trabalha com o melhor, o Kagoshima A5. Esse tataki é ótimo para dividir, pois se trata de uma carne muito gordurosa. São seis fatias, maçaricadas á mesa, com molho oriental agridoce e purê de wasabi. Matador!

Bife e farofa Pobre Juan: dobradinha infalível

– Bife Pobre Juan: O corte da casa é o que também chamamos de sobrancelha, porque é a parte de cima do ojo de bife ancho (sacou a referência). Simplesmente a parte mais nobre.

Selección Especial UMi MB5+: Um angus com alimentação baseada em grãos, e que passa 200 dias de confinamento, quando a carne ganha maciez e alto índice de gordura, com marmoreio  muito bem integrado, que lhe entrega muito sabor.

Tomahawk: Corte muito macio, saboroso e suculento, é uma parte da costela (bife ancho), servida com osso, digno dos Flintstones.

– Farofa Pobre Juan: De cebola crocante, é uma das minhas guarnições preferidas, tostadinha, impecável.

– Arroz maluco: É uma das melhores versões da cidade desse acompanhamento clássico do churrasco brasileiro, com linguiça, cebola, salsinha, ovos picados e batata palha da casa.

– Purê de baroa: Eles chamam de mandioquinha, pois ´grupo é de São Paulo. Saborosa, lisinha e muito cremosa, é muito amor num só acompanhamento.

Tomahawk, papas souflé, farofa e palmito: preferidos

– Papas souflé: Estão entre as melhores da cidade, crocantes, sequinhas e perfeitamente fritas, estufadas como travesseiro.

– Palmito pupunha: Mais um toque de brasilidade na casa, uma guarnição que escolta muito bem um bom churrasco.

– Cocada al horno: simplesmente adoro, tem que pedir para entender. Tostadinha, cremosa e muito saborosa.

– Panqueque de Dulce de Leche: Faz a gente viajar direto para as melhores parrilas de Buenos Aires. Nota 10.

– Churros: Não consigo resistir a passar os bastões crocantes no doce de leite.

SERVIÇO
Pobre Juan: Rua Visconde de Pirajá 616, Ipanema. Tel. 21-96630-3557. Instagram: @restaurantepobrejuan