PARINTINS INVADE O RIO DE JANEIRO

Carimbó e toada: Pescados na Brasa recebe cantor de Parintins neste domingo

O bar e restaurante paraense Pescados na Brasa, localizado no Riachuelo, zona norte do Rio, é um sucesso, e fica lotado nos fins de semana, sobretudo quando aconteceu programações culturais, com música, dança e outras atividades.

O restaurante, que acaba de lançar o seu café da manhã, promove neste domingo, dia 19, o evento Uma Tarde no Norte. A partir das 13h, o grupo regional Afroribeirinhos e o cantor Ton Rodrigues vão receber André Vaz, cantor de toadas de boi-bumbá, de Parintins. A festa terá também a participação do grupo Conexão Caprichoso, com o apoio da FAB-RJ, organização pelo Boi Bumbá Caprichoso. As mesas da rua são disputadas em dias de evento, a dica é chegar cedo para garantir o lugar e se deliciar com os quitutes da cozinheira Adriana Veloso.

Peixes amazônicos na brasa são a especialidade da casa

Além dos peixes na brasa e comidas típicas como vatapá paraense (feito com azeite de dendê, farinha de trigo, camarão seco e leite de coco), maniçoba (feita com a folha da maniva com defumados de uma feijoada tradicional, servida com arroz e farinha de mandioca, a “feijoada paraense”), tacacá (tradicional tacacá, feito com tucupi, jambu, camarão seco, goma de tapioca) e açaí – que também podem vir juntos em mini porções no menu degustação. 

A carta de coquetéis é cheia de ingredientes típicos, “para deixar de pavulagem”, desenvolvida pelo mixologista Thiago Teixeira. São cinco sabores arretados de caipirinhas, como tangerina, taperebá e pimenta de tucupi, batizado de No tucupi é refresco; limão e rapadura; maracujá e graviola; e cachaça de jambu, limão e tintura de priprioca. Entre os drinques autorais, destaque para o divino cupuaçu amigo (gim, suco de cupuaçu, limão e doce de cupuaçu – para comer ou misturar de colher, uma releitura do clássico caju amigo, e para o refrescante Treme Treme, uma mistura de cachaça de jambu com limão e água tônica, que tem ainda a dormência das folhas de jambu. Já o Carimbó, leva gim, xarope de açaí, água tônica e espuma de gengibre com hibisco em pó. Imperdíveis!  

Vale lembrar que agora a casa conta com um evento de carimbó fixo, realizado todo segundo domingo do mês – o próximo será no dia 9  de abril -, e que o café da manhã paraense (com buffet livre por R$59,90) também será realizado uma vez por mês, aos sábados. 

SERVIÇO
Pescados na Brasa: Rua Vitor Meireles, 92, Riachuelo. TelS.: 2239-9540 e 99359-4753. https://pescados-na-brasa.goomer.app/menu