Desde que assumiu a cozinha do Noa, em Ipanema, o chef Ricardo Lapeyre criou uma nova rede de fornecedores, de vegetais, peixes e frutos do mar e outras iguarias. O cardápio foi batizado de “Sabores da Riviera Carioca”.
Um dos pescadores com quem trabalha pega garoupas e outras espécies em uma laje, entre Ipanema e Copacabana, que ele mantém em segredo. Delícia é poder provar um peixe no jantar que foi fisgado de manhã, ali perto. Aos poucos ele vai imprimindo suas digitais no cardápio: já colocou pratos como o ouriço com creme de palmito, servido na casca; o carpaccio de viera com pipoca de quinoa e salicórnia; e o guioza de camarão argentino ao molho de espumante, capim-limão e gengibre.
Todos os dias há sugestões, com o melhor que o mar entregou. Convém perguntar sobre os especiais. Ele acaba de lançar um menu degustação, que pode ter coisas como gravlax de pitangola, tartare citrico e sorbet de plantas da Mata Atlântica; croquete de polvo com maionese caseira de tonkatsu; gougére recheado com moqueca de siri; lula recheada com compota de tomate e alcachofra; arroz de altitude da Serra da Bocaina com vôngole, sarnambi e açafrão; boudin de cavaca ao molho de vinho branco com gengibre e caviar mujol e a Goroupa de Ipanema, pescada numa laje do bairro: ela é pescada pelo Onofre e assada na churrasqueira, servida com purê de banana ao curry e molho de vinho branco com palmito da Costa Verde.
– Pelo menos por enquanto eu estou servindo apenas dez menus degustação por dia – diz o chef.
Portanto, quem quiser garantir é melhor reservar.
Ele também assumiu o comando do Via 7 e do V7, ambos também em Ipanema – este último já está servindo brunch criado por Lapeyre.
SERVIÇO
Nôa: Rua Garcia d’Avila 135, Ipanema. Tel.: 21-99745-0135.
Site: www.noaipanema.com.br
Instagram: @noa.ipanema