Luisa Prochnik
Este verão traz uma comemoração especial: em 2023, Niterói completou 450 anos. Niterói remete à qualidade de vida, àquela mistura gostosa entre um clima de interior, mas com porte de cidade grande. Recentemente, Niterói recebeu uma certificação da ONU pela neutralização de carbono e foi eleita a cidade mais limpa do Brasil, de acordo com o Índice Sustentar de Limpeza Urbana (Islu). Sobram motivos para comemorar e não há estação do ano melhor para isso que o verão com um bom passeio por cenários praianos espalhados pela cidade. Niterói é dividida em duas regiões e em ambas sobram opções ótimas de programa para família, casais, atletas, aventureiros e apenas interessados e apaixonados por belezas naturais.
A praias da Baía de Guanabara nem sempre estão próprias para banho e é preciso checar antes de planejar o mergulho. No entanto, é no seu entorno que a vida niteroiense acontece com força. A Praia de São Francisco está localizada em um bairro residencial. Conta com calçadão em toda a orla, onde há os que passeiam, caminham e correm e andam de bicicleta. Nas águas, barcos à vela, uma imagem comum à cidade berço da família Grael e cheia de praticantes da modalidade. A beira-mar do bairro é também é famosa pela concentração de bares, restaurantes e casas noturnas, sendo um dos pontos mais badalados da cidade, onde famosos e anônimos desfilam e se divertem.
Há, também, a Região Oceânica, onde ficam as praias de mar aberto. De primeira, vem logo o nome de Itacoatiara, carinhosamente chamada de Itacoá. Um cenário com mata atlântica nativa, ponto de encontro de surfistas e amantes da natureza. Se não for onda que você busca, tem um canto mais protegido, chamado de Prainha. Ao redor de Itacoatiara, tem costão para fazer trilha e bons restaurantes pela região. Camboinhas e Piratinga são outros destaques da região, tanto para mergulho como para a prática de esportes diversos.
NITERÓI: AS PRAIAS OCEÂNICAS AQUI DO LADO
·1 minuto de leitura
Leia Mais
1 minuto de leitura