Bruno Agostini
Sem fazer alarde, abriu as portas um dos restaurantes mais promissores do ano: é o Nimbus, em Botafogo, fruto do encontro do casal formado pela brasileira Ruth de Assis e inglês James McLennan. Ela, sommelière, especialista em hospitalidade, cuida do salão, e do serviço de vinhos. Ele, chef de cozinha com carreira sólida, responde pelo menu autoral, que promete mudar a cada três meses, seguindo o clima e os ingredientes da estação.
São apenas 30 lugares, entre mesas e o balcão, com vista para o preparo dos pratos, que primam pela beleza e originalidade, com apresentação impecável. O primeiro cardápio é um cartão de visitas e tanto, e já começa com um serviço de pão de fermentação natural e manteiga da casa, com toque de cebola tostada, e uma ostra, com frescor valorizado pelo azeite de ervas.

O serviço em oito etapas continua com um quarteto de amuse bouche delicioso e lindo, com destaque para combinações como o folha de peixinho da horta, camarão e molho ponzu; e o macaron salgado, simplesmente inesquecível, de beterraba com parfait de fígado de galinha e goiaba. O menu tem receitas delicadas e com sabores marcantes, como as fatias cruas de dourado com rabanetes, castanha de caju e um lacto-vinaigrette cheio de frescor – com a cara do verão. Também é belo e saboroso o alho-poró com alho negro, arroz vermelho e nori. As sobremesas trazem a assinatura da chef confeiteira Tay Magalhães – que venceu o programa “Que seja doce”. Melhor novidade recente. Fica na Rua Dezenove de Fevereiro 153.









