LOCALE E COCHON ROUGE SE JUNTAM PARA LANÇAR UMA PIZZA

A pizza leva uma espécie de torresmo italiano

A pizzaria Locale não tem esse nome à toa. Marca criada por  Guilardo Rocha nasceu na Junta Local, coletivo itinerante que reúne pequenos produtores artesanais do Rio – como a charcutaria Cochon Rouge, de inclinações francófilas, do chef Pedro Attayde. Nas suas receitas ele cria coberturas explorando ingredientes locais.

Guilardo está sempre lançando combinações sazonais, explorando os ingredientes da estação, que inspiram os sabores. Fazer parcerias com esses artesãos da gastronomia sempre foi um dos nortes da pizzaria, que fica em Copacabana, e que tem menos de 20 concorridos lugares, assim como os pedidos do serviço de entregas. É o que acontece de novo agora para esta temporada de inverno, quando os dois cozinheiros se juntaram para criar mais uma edição especial. É a Rillon, por Pedro Attayde e Guilardo Rocha, com uma base de três queijos: caciocavallo, ricota e taleggio, além de um toque de avelãs, raspas de laranja e tomilho.

Guilardo (esq.) e Pedro (dir.): parceria na receita

Foi batizada com o nome deste petisco comum na França, assim como o nosso torresmo. A versão do Cochon Rouge consiste em pedaços de barriga de porco curados e assados lentamente em um caramelo de vinho tinto e tomilho, deixando eles mais adocicados e simplesmente deliciosos.

“A parceria se iniciou em encontros nas feiras da Junta Local. Bastaram algumas conversas e troca de produtos que rapidamente eu e Pedro começamos a bolar uma pizza que explorava a maravilhosa charcutaria francesa da Cochon Rouge. Foi difícil decidir, mas depois de várias conversas chegamos ao consenso de qual produto seria a estrela da redonda. O eleito foi o rillon”, diz Guilardo Rocha, chef e sócio da Locale.

“Combinamos o rillon com uma base de três queijos: caciocavallo, ricota e taleggio. Para dar crocância, contraste e perfume, incluímos avelãs torradas e tomilho fresco na saída do forno”, conta Guilardo.

Para completar a fórmula invernal, ele foi buscar na montanhas o ingrediente final.

“A receita já parecia perfeita, mas desejávamos incluir um item bem sazonal e local para arrematar a composição. Foi quando o pessoal do Sítio Quaresmeiras nos informou que entramos na época dos cítricos e nos enviou para testes laranjas, mexericas e tangerinas orgânicas. Pronto: o universo conspirou para que adicionássemos raspas de laranja na pizza, e assim o fizemos”.

A Rillon já entá em cartaz, custa R$62 e ficará por tempo limitado.

SERVIÇO
Locale Pizza: Rua Barata Ribeiro 516, Copacabana. Tel.: 21-99244-8100 (Whatsapp). Instagram: @locale.rj