FESTIVAL SABORES DA ORLA ANUNCIA OS VENCEDORES

Pesca Netuno, o vencedor da principal categoria, criação da chef Andrea Tinoco do Pato com Laranja

Bruno Agostini

Há cerca de um mês, no dia 9 de agosto, eu participei de uma caravana promovida pela Orla Rio como jurado do festival anual que eles promovem, com curadoria do chef João Diamante. A missão era visitar os cinco finalistas candidatos ao prêmio chamado Prato Estrela. Foi praticamente uma unanimidade: o melhor foi a receita criada pela chef Andrea Tinoco, do Pato com Laranja, no Leblon. Trata-se do Pesca Netuno, um robalo fresco acompanhado de purê de batata-doce roxa, mini cenouras orgânicas e beurre blanc de wasabi, finalizado com pó de nori e azeite verde. Delícia de verdade, que certamente vai entrar para o menu do quiosque – vale conferir!

Ontem, em festa no Roxy, foi confirmado que eles foram os vencedores da oitava edição do festival Sabores da Orla, que este ano bateu recordes: com 150 estabelecimentos participantes, foram mais de 68 mil pratos e petiscos servidos – um crescimento de 40% em relação a 2024 – e 87 mil votos populares (35% a mais que no ano anterior), consolidando a relevância do festival e a importância do mesmo no calendário oficial da cidade.

– O Sabores da Orla se consolidou como um verdadeiro espetáculo da gastronomia praiana, reafirmando sua importância na agenda cultural da cidade. Nessa edição, registramos recordes de participação e engajamento, mostrando que a orla carioca é muito mais do que um cenário: é cultura, lazer, gastronomia de qualidade, experiências únicas e propósito. Os vencedores representam a criatividade e a dedicação de centenas de operadores que fizeram da orla carioca uma grande referência gastronômica – diz João Marcello Barreto, presidente da Orla Rio.

Ao todo, são seis categorias, com resultados que reproduzimos abaixo.

Pastel do Pódio: O Summer, no Recreio, ganhou com o Samba na Praia: pastel crocante coberto com uma crosta de parmesão, recheado com uma saborosa feijoada de frutos do mar.

Rei do Petisco: Já o Praiô, localizado no Recreio, venceu por mais um ano. Dessa vez, com o Pão de Alho Praiano, uma baguete crocante recheada com creme de alho, camarões grelhados, alho-poró, queijo gratinado e farofa panko.

Sanduba do Mestre: O quiosque Coisas de Bamba, em Copacabana, escolheu a barriga de porco, combinada com geleia de pimenta, abacaxi empanado, servida no pão marcadinho na churrasqueira para compor o Sandubamba.

Sobremesa dos Sonhos: A Amendoiera Mágica, do Bondai, localizado na Barra, foi a sobremesa campeã. Uma tartelete de amêndoas combinada com baunilha e caramelo salgado.

Caipi das Caipis: O Arrastapé, em Copacabana, trouxe a caipivodka de siriguela com caju e limão siciliano, e vodka Smirnoff, finalizada com raspas de rapadura para compor o A La Maria Bonita, ganhador da categoria.

Mais informações no site oficial do evento (saboresdaorla.com.br)

Que venha a nona edição, em 2026!