FEIJOADAS DE CARNAVAL DO POBRE JUAN COMEÇAM AMANHÃ, NA BARRA

O bufê tem pé, rabo e orelha, o que é fundamental

Bruno Agostini

Feijoada completa, regada a batida de limão e com samba animando o ambiente. Essa combinação é um clássico do carnaval carioca já faz muito tempo, desde os anos 1970, quando Ricardo Amaral passou a promover a sua tradicional feijoada, nos sábados de carnaval, sendo um dos eventos mais concorridos da festa de Momo. Assim, nasceu a tradição, que hoje se espalhou pela cidade, e mesmo lugares que não servem o prato passaram a também fazer as suas feijoadas no período.

A parrilla Pobre Juan, uma das melhores casas de carne do Brasil, aderiu à tradição, e hoje realiza uma série de feijoadas de carnaval, que já começam semanas antes da festa. Amanhã, dia 31 de janeiro, é a primeira edição do ano. Fui ano passado, e posso atestar: é uma das melhores feijoadas da cidade. O evento acontece todos os sábados do mês de fevereiro, das 12h às 17h, na unidade do Shopping Village Mall, na Barra.

No ano passado fui duas vezes. O bufê é bem completo. E inclui todas as carnes tradicionais, incluindo pé, rabo e orelha. Inclusive, defende a tese de que esses três itens são fundamentais: para se chamar feijoada, deve ter pelo menos um dos três elementos, que dão sabor e textura aveludada à receita (o ideal é que te ha os três). Sem isso, não passa de feijão gordo, com todo o respeito…

O caldinho de feijão, com alho frito e pimenta, ajuda a preparar a boca: lisinho, aveludado e saboroso. A batida ajuda a criar o cenário perfeito de festa, e a animar a turma, que é embalada por uma roda de samba de qualidade, com o grupo Canta, Canta, minha Gente, com clássicos do gênero. Marcas de bebidas montam stands, preparando coquetéis, entre clássicos e autorais.

O serviço tem, é claro, carne seca, lombo, costela salgada, paio, linguiça fina e calabresa. Para acompanhar, farofa na manteiga, arroz branco, banana à milanesa, couve manteiga fininha, e puxada no alho, além de laranja, pancetta crocante, costela de porco e torresmo. A batida de limão da casa também está inclusa no valor é de R$154 (por pessoa). 

Para completar a experiência, apresentação da roda de samba “Canta Canta Minha Gente”. 

As mesas no terraço são concorridas, com vista para a Lagoa da Barra (com tempo bom, o evento termina com lindo pôr-do-sol). Recomenda-se fazer reserva.  

SERVIÇO
Pobre Juan: VillageMall, Av. das Américas 3900, loja 301,  Barra da Tijuca. Tel.: 21-3252-2637.