ENGENHEIRA MODERNISTA PIONEIRA, CARMEN PORTINHO É TEMA DE EXPOSIÇÃO NO MAM

Uma das primeiras engenheiras do país e pioneira do modernismo brasileiro, Carmen Portinho é tema da exposição que o Museu de Arte Moderna do Rio inaugurou ontem, e que fica em cartaz até o dia 13 de março do próximo ano. A entrada é franca.

“Carmen Portinho: modernidade em construção” traz detalhes sobre a trajetória da engenheira, urbanista e militante feminista, que trabalhou em defesa do direito à moradia e à cidade, visando uma vida mais digna para as pessoas. A luta pelo direito das mulheres também foi uma de suas principais bandeiras.

Carmen trabalhou na construção do prédio do museu nas décadas de 1950 e 1960 e idealizou a Revista Municipal de Engenharia, veículo protagonista na difusão das ideias modernistas no Brasil.

Com curadoria de Aline Siqueira, Raquel Barreto e Pablo Lafuente, a exposição está dividida em três temas: moradia, com seu pioneirismo no conceito de habitação popular, feminismo, com sua militância pelo voto feminino e pela emancipação econômica das mulheres, e arte e educação, com sua atuação no MAM e na Escola Superior de Desenho Industrial.

SERVIÇO
MAM: Avenida Infante Dom Henrique 85, Centro. De qua. a dom., das 10h às 18h. Instagram: @mam.rio