Ricardo Bruno – Chefe de Redação
Uma das melhores qualidades do povo carioca – para quem fazemos esta revista todo o mês, e lá se vão quatro anos inteiros – é saber brincar consigo mesmo, e ter sempre uma piada ou uma gozação na ponta da língua.
Talvez tenha sido Millôr Fernandes que inventou, não se sabe ao certo, mas seja como for o chiste é a cara do nosso povo: o Papa da época veio ao Brasil, apaixonou-se pelo Rio e passou a frequentar lugares da moda. Na terceira ou quarta saída do pontífice, ao entrar num bar, um carioca da gema sentado a uma mesa ao fundo tascou, em voz alta:
– Ih, lá vem o chato do Papa de novo!
É bem assim. Carioca não deixa passar nada. Ninguém escapa de uma ‘sacaneada’. Melhor ainda, carioca faz piada de si próprio, é sério mas finge não se levar a sério, e eis uma saudável filosofia para tornar a vida mais leve.
Faz parte desta risonha autocrítica o apelido que a cidade deu às mais novas praias limpas da orla carioca: Flamengo e Botafogo, quem diria, têm tido momentos de águas puras e cristalinas, e oportunidade de banhos deliciosos.
A notícia, digna de celebração, chegou junto com a definição popular: este é o nosso “Caribrejo” – vale dizer, águas transparentes como as do Caribe, com preço de Rio de Janeiro, e sem precisar sair do país para desfrutar.
Este é o nosso principal assunto de capa, produzido pela pena de Jan Theophilo.
(Para ler, clique aqui).
Da pena é do gosto refinado de Bruno Agostini nasceu uma reportagem que já estava na hora de entrar em pauta: uma revisita ao Satyricom, na opinião do repórter e de milhares de frequentadores um dos melhores restaurantes do Rio de Janeiro em todos os tempos. Bruno foi, viu, comeu, e trouxe a noticia: o Satyricon não mudou nada, felizmente – e por isso continua no topo da gastronomia brasileira.
(Para ler, clique aqui).
A ‘Rio Já’ de dezembro tem muito mais, mas não pode deixar de registrar a melhor notícia do ano: o desejo de toda a equipe – o que inclui naturalmente o site ‘Agenda do Poder’, sua nave-mãe, de que o ano que começa dentro de aguns dias seja digno de uma cidade maravilhosa, boa de viver e que, apesar de seus problemas, que são muitos, trata com generosidade o seu povo gentil, bem humorado e trabalhador, assim como seus visitantes.
Sobretudo neste ano que está chegando, quando os brasileiros irão às urnas para uma das mais importantes eleições de todos os tempos. Cada um vota como quer, evidentemente, mas a ‘Rio Já’ propõe que a escolha do eleitor seja muito bem pensada, sensata, baseada em informação verdadeira avessa à praga das fake news e ao discurso de ódio – que tanto mal já fizeram a este país recentemente.
Boa leitura, Feliz Natal, um ótimo 2026 e um voto consciente é o que desejamos a todos.








