Cipriani on Tour
O restaurante Cipriani recebeu sua tão desejada estrela Michelin no início do ano. Mas, teve que fechar as portas por conta da obra no anexo do Copacabana Palace, com previsão de durar pelo menos um ano.
Mas, Nello Cassese, chef executivo do restaurante, do hotel e da rede Belmond na América do Sul não vai deixar de cozinhar no período.
– Estamos preparando um calendário de eventos com o nome de “Cipriani on Tour”, que contemplará jantares em lugares inusitados, dentro do hotel – conta o diretor Cassiano Vitorino. Os primeiros jantares já aconteceram, ocupando lugares como o icônico teatro do hotel, e o terraço.
Otto compra Fazenda do Alemão
O empresário Ottmar Grunewald, o Otto, dono do restaurante de mesmo nome na Tijuca, arrendou há cerca de três anos a fábrica de charcutaria germânica Fazenda do Alemão, em Mendes. Ele continuou produzindo a linha de embutidos e carnes curadas e defumadas, e ampliou a lista de itens, com novas salsichas, além de produtos com carne de búfalo. Agora, ele acaba de comprar a propriedade.
– Vou abrir uma loja no Rio com os produtos, e também vou trazer o restaurante que funciona lá na fábrica – conta o restaurateur.
Ocyá lança projeto Mar Ensina
O chef e pescador Gerônimo Athuel, do Ocyá, com unidades na Ilha Primeira, na Barra, e no Leblon, está lançando o projeto Mar Ensina, no qual vai compartilhar suas experiências com pescados. São programas com duração de três dias, nos quais os convidados vão vivenciar um dia de pesca, visitas a mercados de peixe e aula de culinária na cozinha do restaurante. Em paralelo o chef também começa a dar um curso online de maturação de peixes.
Polvo com novidades
A Polvo Marisqueira, em Botafogo, que abriu as portas no início do ano, acaba de renovar o menu. A chef Monique Gabiatti incluiu receitas como a tortilla de batata com chistorra da Cochon Rouge, e finalizado com um vistoso tentáculo de polvo; a açorda baiana de siri, feita com siri catado, caldo de peixe, leite de coco, sofrito baiano, anchova seca e pão e que chega à mesa com gema, ovas e coentro; e os dumplings de camarão e porco com Tonjiru, delicadas guiozas recheadas com camarão, cozidas no caldo de algas, missô e porco, finalizadas com chilli oil, guanciale e cebolinha. O que já era (muito) bom, melhorou.
Sìsì Pizzaria
O chef Pedro Siqueira recentemente ficou na posição número 72 número ranking de melhores pizzaiolos do mundo. Ele desfez a sociedade da Ella Pizzaria, e ficou com o ponto do Leblon, agora rebatizado de Sisi. Além disso ele também pegou a loja em Botafogo onde funcionava o João Padeiro. No local ele vai vender massas, molhos e pizzas, para serem finalizadas em casa. Em breve, também abre as portas uma filial, na Barra.
Ophelia chega a Ipanema
O chef Pedro Attayde, da charcutaria Cochon Rouge, que está à frente do Jurema Bar, na Lapa, vai abrir o Ophelia, em Ipanema, no ponto onde estava instalado o espanhol Izär, que deve reabrir em outro local.
– A nossa ideia é fazer um resgate de pratos clássicos franceses, incluindo a charcutaria. Vamos ter uma cozinha de produção envidraçada. Mas, queremos fazer isso também de forma um pouco irreverente, moderna, sexy, com uma boa carta de vinhos naturais, e também com coquetéis clássicos, – conta o chef.