Por Bruno Agostini
NOVIDADES NO SARDINHA
A Sardinha Taberna Portuguesa tem novidades no cardápio, receitas que podemos encontrar nas quatro unidades cariocas (BarraShopping, Botafogo Praia Shopping, Leblon e Shopping Tijuca). Tem croquete de leitão; gambas al ajillo e misto do mar à lisboense, com lulinhas, camarões e tentáculos de polvo puxados no azeite de alho e coentros. A sardinhada à portuguesa é servida no pão com batata e pimentão; e a cataplana de marisco à algarvia – que serve duas pessoas – é feita com tamboril, camarão, polvo, lulinha, sardinha e mexilhão, acompanhados de batata e pimentão.
Para fechar a seleção de boas novas, bacalhau do chef, um lombo de Gadus Morhua passado no ovo, com batata portuguesa, cebola confitada e picles; e o bacalhau à Zé do Pipo, com purê de batata, cebola confitada e maionese.
CACHAÇA DO FAIRMONT
O Fairmont acaba de lançar uma cachaça produzida em parceria com a Magnífica. É um rótulo especial, da safra de 2013, envelhecida por mais de uma década. São apenas 110 garrafas, que vieram de um barril escolhido pelo mixologista do hotel, Cassiano Melo.
MENU DEGUSTAÇÃO NO NINO
O Nino Cucina, em Ipanema, acaba de lançar um menu degustação, que varia semana a semana, servido só nas noites de terça, no restaurante de Ipanema. Quem quiser saber do menu, é só dar uma espiada no perfil do Instagram, uma vez que na semana anterior, também na terça, o mesmo menu é apresentado na matriz, em São Paulo.
O GALETO E O FUMEIRO
Rapahel Vidal não para. Depois de abrir a Choperia Cotovelo, na Rua da Cerveja (a rua da Carioca), ele traz mais duas novidades para o Centro. É o Galeto Comendador e o Fumeiro. São duas lojas com 120 metros quadrados cada, que vão dividir o bar e a cozinha, mas com cardápios e propostas diferentes. O primeiro resgata as galeterias clássicas do Rio, enquanto o segundo é uma homenagem às técnicas ancestrais de preservação de carnes, através da defumação, processo com origem indígena. Previsão de abertura em novembro, ali junto ao Beco das Sardinhas – onde ele tem o Capiau – à Igreja de Santa Rita.
OMAKASÊ NO NAGA
O japonês Naga, no Village Mall, está servindo um omakasê. São 16 etapas no menu, que será servido para o máximo de seis pessoas por noite, só nas noites de segunda, terça e quarta, a partir das 19h. Tem blue fin, enguia, vieira, ouriço, wagyu e uma versão original do chawan mushi, servido no prato.
CROQUETE NOVO NO HERR PFEFFER
Está em fase de testes, para medir a aceitação do público, um croquete de língua defumada, no bar germânico Herr Pfeffer, no Leblon. A novidade é produzida em parceria com a charcutaria Fazenda do Alemão, de Mendes. Se a clientela curtir, entra no menu. Nós provamos, e aprovamos.
MAJÓRICA SE TORNA PATRIMÔNIO CULTURAL CARIOCA
Uma das mais tradicionais churrascarias do país, inaugurada em 1961, a Majórica, no Flamengo, acaba de ganhar uma distinção da prefeitura, entregue por Eduardo Paes no início de setembro. Agora, a casa ostenta o título de Patrimônio Cultural Carioca, além de ser um bem tombado municipal.
Com seus salões amplos, e churrasqueira que alcança temperaturas infernais, o restaurante fundado por espanhóis é uma das referências em carne, lugar famoso pela sua ponta de picanha fatiada, que pode ser servida com uma guarnição que é a cara do Rio: à Oswaldo Aranha, com farofa de ovos, fritas portuguesas, arroz e muito alho frito.