DELÍCIAS CURTINHAS: NOTÍCIAS DA GASTRONOMIA CARIOCA

Troisgros na Colher de Pau
Depois de passar por reformas a confeitaria Colher de Pau, no Leblon, reabriu não só com novo ambiente, mas também de cara nova: quem agora está à frente da casa inaugurada em 1974, na rua Rita Ludolf, é a chef pâtissier Carol Troisgros, que traz seu DNA francês à mais carioca das docerias.

Blend de cachaça dos bares
Um grupo de botecos se uniu para fazer um blend exclusivo de cachaça, em parceria com a Arbórea. Logo teremos um rótulo exclusivo em alguns dos melhores bares do Rio. Bar da Frente, Baixela, Bar Sambódromo, Bar da Gema, Enchendo Linguiça, Conserva, Quitanda, Noo Cachaçaria e Culto enviaram representantes à Fazenda São João, em Caiapó, localidade de Pirapetinga (MG), onde está o alambique da marca, para determinar a mistura de barricas, sob supervisão de Maurício Maia. Já o Bode Cheiroso, o Bar do Momo, o Cachambeer, o Bar da Portuguesa, o Baródromo e Cine Botequim também estão confirmados nessa ação. Sofia, Porco Amigo e Sat’s estão negociando.

Porreiro no Sardinha
A Sardinha Taberna Portuguesa acaba de lançar a tábua “Porreiro”, nova entrada especial que estreia no happy hour das unidades dos shoppings, das 16h às 20h. A novidade reúne quatro especialidades portuguesas em porções de degustação, e só não vale para a matriz do Leblon. Tem bolinhos de bacalhau, bolinho de alheira, croquete de leitão e empada de pato.

Queijo com Prosa
Com dez anos de bons serviços prestados aos amantes da boa mesa, o Queijo com Prosa – que se especializou em curadoria, entregas e consultoria – agora ganhou um ponto para chamar de seu, inaugurado no final de outubro. Fica na rua Conde de Lages 44, na Glória, pertinho da Lapa – confirmando que o bairro é o destino gastronômico da vez no Rio.

Poivre no Lilia Bistrô
No início do ano fizemos uma reportagem falando do steak au poivre, e o quanto que este clássico da gastronomia francesa está em alta, no Rio, no Brasil, e no mundo. Desde que fizemos a nossa muito ampla lista de bons lugares para comer o prato pelo menos dois novos lugares merecem ser destacados entre os melhores: o Balcão 201, no Leblon, do chef João Paulo Frankenfeld; e o Lilia Bistrô, no CCBB, no Centro, que incluiu a receita em seu menu em outubro. Nos dois casos, a cozinha acerta em cheio: no ponto da carne, no molho, aveludado, e também nas fritas de verdade.

Menu Nikkei no Q Ceviche
O peruano Q Ceviche, no térreo do Mercure Rio Boutique Hotel, em Copacabana, está com uma novidade fresquinha. O restaurante comandado pelo chef Javier Beltran começou em agosto a servir um rodízio nikkei, de quinta a sábado, com opções que mesclam as cozinhas japonesa e do país andino. A ideia era ficar só um mês em cartaz, mas o cardápio fez sucesso, e ficou até segunda ordem fixo nessas três noites. Um dos melhores exemplos dessa fusão de sabores é o maki acevichado, ou seja, um enroladinho de arroz coberto com um completo que representa o maior emblema da cozinha peruana, o peixe marinado no limão com temperos como pimenta.

Deck Mar no Othon
O Rio Othon Palace, um ícone de Copacabana e da hotelaria carioca, apresenta uma novidade: o Deck Mar Bar & Sushi, com menu assinado pelo chef Rubens Gonçalo. Localizado no lobby do hotel, o restaurante tem combinados para uma pessoa, com 15 peças, e outros para dividir, para até quatro comensais, caso do Mix Especial, com 80 peças. Para beber, drinques clássicos, caipirinhas com saquê e uma carta de vinhos pensados para harmonizar com o menu são as sugestões do sommelier, como o branco português Opta Dão Encruzado.