• Mais uma casa de futuro promissor acaba de abrir as portas em Botafogo, mostrando que o bairro é o mais saboroso desta Cidade Deliciosa (como a prefeitura vem chamando a cidade ultimamente na promoção turística, que tem a gastronomia como um dos principais atrativos). É o Polvo Marisqueira, uma versão ampliada do vizinho Polvo Bar, com cozinha da chef Monique Gabiatti, que também comanda o Belisco, pertinho dali. O espaço também é dedicado às iguarias do mar. Entre os petiscos do menu de inauguração no sistema de “soft opening”, destaque para o salpicão de caranguejo, para ser apreciado com tarteletes crocantes, ovas e creme de abacate; e uma espécie de temaki de polvo, além de ceviche peruano com aipim frito. A casa tem um braseiro, e uma câmara de maturação para curar os peixes, outra tendência. Sucesso garantido.
• Falando em Cantón… o chef peruano Marco Espinoza, que se formou em gastronomia e começou a carreira em Buenos Aires, está voltando à capital argentina, com a sua primeira casa fora do Brasil. Ainda nesse semestre ele inaugura em Palermo sua casa de comida chufa, de origem chinesa, que faz muito sucesso no Peru.
• Fernando Kaplan, do Venga e do So.Lo, acaba de inaugurar mais uma unidade dessa sua segunda marca, que funciona ao lado do Chiringuito, em Copacacabana. O menu é o mesmo das lojas de Ipanema e Leblon: é brunch o dia inteiro, como eles mesmos definem, com muito cuidadosa seleção de produtos, entre cafés, vinhos e cervejas.
• No final do ano passado o padeiro Rafa Brito, da Slow Bakery (com matriz em Botafogo – onde mais?) ampliou a sua loja na rua General Polidoro. A expansão atende pelo nome de Espaço Lazy, um bar de vinhos naturais com cardápio de petiscos de inspiração italiano, com foco nas massas artesanais servida em pequenas porções, como o raviolo, recheado com ricota fresca, noz pecan e gema de ovo, com manteiga noisette de sálvia e o nhoque de ricota fresca com pesto, pangratatto de noz pecan e queijo Maratimba ralado. Delícia de lugar.
• O português Gonçalo Carvalho, à frente de casas de sucesso, como a pizzaria Oggi, o mexicano Juarez, a Hamburgueria da Alfândega, a “bbq house” Low Fire Smoke House e a tasca Sardinha, está ampliando as suas operações. No final do ano passado abriu na Tijuca mais unidade da Sardinha, e em breve chega a Botafogo com a sua pizzaria, das melhores do Rio.
• O chef italiano Rudy Bovo, do Nido, está criando receitas especiais que mudam mensalmente. São as “Sugestões do Chef”, respeitando a sazonalidade dos produtos, servidas de quinta a domingo.
• O diretor de marketing do Visit Rio (antigo Convention Bureau), Ronaldo Porto, está lançando uma nova plataforma de gastronomia, mapeando os melhores bares e restaurantes do Rio.