DELÍCIAS: BBQ NA LAGOA E FONDUE DE LINGUIÇA

O Herr Pffefer só serve o prato nos meses mais frios do ano

Brurno Agostini

Apresento aqui algumas notas curtinhas da coluna Alto Atral.

FONDUE DE LINGUIÇA
Todos os anos, quando chega o inverno, o Herr Pfeffer, no Leblon, começa a servir a sua versão de fondue de queijo, que vem com pão, tomate-cereja e o mix de mini linguiças artesanais da Fazenda do Alemão, de Mendes.  “Usamos o mix de queijos da Witmarsum, com Emmental, Raclette, Appenzeller e Asiago, além de vinho branco”, diz Fábio Santos, sócio da casa, que também tem versão com queijo gorgonzola.

Eric Ueda e Eduardo Nakahara

OSAKA NA CASA UEDA
Conhecida por ser a capital gastronômica do Japão, Osaka será o tema do jantar especial que a Casa Ueda realiza no dia 9 de julho. “Uma Noite em Osaka” é uma homenagem à rica cultura da cidade japonesa, através de um menu exclusivo elaborado pelos chefs Eric Ueda e Eduardo Nakahara – que acaba de chegar para integrar a equipe do restaurante.

A experiência acontece somente no balcão, com duas sessões, às 19h e às 20h30, e com apenas dez vagas por horário. O cardápio traz um mix de pratos quentes, frios e grelhados. O valor é de R$ 480 por pessoa, acrescido de serviço e as reservas antecipadas podem ser feitas pelo WhatsApp: (21) 96633-4907.

Há costela assada lentamente no fogo de chão

BBQ NA LAGOA
Com capacidade total para quase 500 pessoas em seus três ambientes, incluindo um biergarten à sombra de árvores, o mais novo quiosque do Parque dos Patins, na Lagoa, serve uma mescla de sabores brasileiros e americanos. Há carnes defumadas no melhor estilo texano, mas também costela assada lentamente no fogo de chão, linguiças e pastéis. Haverá kits para piqueniques, com cestinha, toalha e balde de cerveja.

Cotovelo prepara a costela bovina na cerveja preta

COTOVELO NA CARIOCA
A Rua da Carioca virou da Cerveja, e aos poucos vai sendo ocupada. Abriu as portas a Choperia Cotovelo, ocupando dois imóveis históricos, que tiveram o piso original recuperado, de 1877. O botequim é uma empreitada de muitas mãos. Envolve Raphael Vidal – que em julho recebe a sua medalha Pedro Ernesto, em cerimônia a se realizar no Beco das Sardinhas –, Jan Vidor e as cervejarias Tio Ruy e Búzios.

O cardápio é curto e certeiro. Tem petiscos, como um ótimo croquete de costela com mostarda de abacaxi, torresmo de barriga, e linguiça mineira legítima, da Defumados Naia, de Passa Quatro. Como prato principal, tem costela na cerveja preta, frango ao molho de cerveja de laranja, bife à milanesa, em homenagem ao Bar Luiz, e copa-lombo de porco no abacaxi. O cardápio se completa com sanduíches, como o buraco quente de costela com agrião, de linguiça e “malandrinho”, homenagem ao Café Gaúcho: trata-se de croquete amassado no pão com mostarda.
Clicando nesse link você encontra a reportagem que fizemos no dia da inauguração.

.  CORRIDA NO JOCKEY
A pista do Jockey Club Brasileiro será palco de um desafio inédito: no lugar de cavalos, corredores se dividirão em provas de cinco (individual) e dez quilômetros (individual ou revezamento em dupla). A “I Love Corrida PRIO” será realizada no dia 13 de setembro e as inscrições já estão abertas. O evento deve reunir cerca de 3.500 pessoas.