Bruno Agostini
O Costelas na Brasa está de volta, definitivamente, ao seu lugar de origem: a garagem da casa da família de Rodrigo Mendes, no Estácio, onde tudo começou, de modo informal, em 2016. Ele trabalhava em banco, e fazia churrascos que eram famosos entre os amigos e familiares, até que resolveu colocar mesas no lugar de carros, e estudou gastronomia.
Foi um sucesso tremendo, funcionando apenas nos fins de semana. O nome deixa clara a especialidade da casa: costelas, suínas e bovinas, na brasa, assadas longamente no bafo. Elas apareciam de várias formas no menu: além das generosas porções na chapa, em formato aperitivo ou refeição (para uma ou duas pessoas) que podiam ser mistas. Mas, também tinha pastel, coxinha, croquete, sanduíche.
Com um menu encorpado, com mais cortes e novos petiscos, menu executivo etc, o Costelas mudou de endereço, em 2021, indo para a Rua Barão de Iguatemi, na Praça da Bandeira. Há alguns meses eles voltaram para casa, só aos domingos. A partir de hoje, eles voltam ao endereço original, mas agora funcionando de quarta a domingo, das 11h30 até às 17h.
O cardápio está mais enxuto, praticamente como o original, com aquilo tudo, tendo as costelas como base. Refeições, petiscos, pastéis, coxinhas etc, e agora também com jiló recheado com costela bovina. Entre os pratos, há ainda arroz de costela, feijão tropeiro e uma linda novidade: parmegiana suíno, que tá lindo de se ver, guarnecido de fritas e arroz branco.
“Estou ampliando o cardápio a partir da próxima semana, pois vai chegar uma estufa que eu comprei. Vou vender petiscos de balcão como jiló com linguiça, almôndega recheada com queijo em molho de tomate, batata calabresa, conservas, empadas, etc.”, diz Rodrigo.
Para encerrar, tem banana assada com doce de leite e canela, e sorvete; pudim de leite; sorvete de tapioca e banoffee. Deixamos o menu atual, de reinauguração.
SERVIÇO
Costelas na Brasa: Rua Sampaio Ferraz 43, Estácio. Tel.: 2198133-7428. Instagram: @costelasnabrasa