COMIDA DI BUTECO COMEÇA AMANHÃ REUNINDO 147 PARTICIPANTES NO RIO

Bombinhas de Costela: petisco do Zinho Bier

Bruno Agostini

No ano de 2000, em sua primeira edição, em Belo Horizonte, o Comida di Buteco, que começa amanhã no Rio, reuniu 10 participantes. Oito anos depois, chegou ao Rio (também a Salvador e Goiânia), quando iniciou o seu processo de expansão para outros Estados do Brasil. Já era um fenômeno de público e de crítica, ganhando destaque em publicações estrangeiras, como o “The New York Times”.

Hoje presente em todas as regiões do país, o evento mais boêmio que se tem notícia chega aos 25 anos propondo o congraçamento: “Enaltecendo a Nação Butequeira, o Concurso 2024 veio com a Proposta Somos Todos Buteco. Onde se junta os amigos, as famílias, os conhecidos e se torna tudo uma grande Nação”, como está anunciado em seu site oficial comidadibuteco.com.br. (Apesar de ser o ano 25 do concurso, essa é só a edição número 24, porque em 2020 não aconteceu por conta da pandemia).

Picadinho do Kaiser, com Kassler defumado: no Bar Brasil

Neste Jubileu de Prata, são mais de mil bares participantes, em 40 cidades espalhadas de Norte a Sul.

No Rio é a 17ª edição, que acontece também na Baixada Fluminense e em Niterói, reunindo 143 bares, sendo 47 deles novatos no concurso, que agora se divide geograficamente na eleição do melhor estabelecimento do ramo: serão eleitos o “Melhor Buteco da Baixada Fluminense”, o “Melhor Buteco de Niterói” e o “Melhor Buteco do Rio de Janeiro”. Os participantes cariocas estão listados neste link: comidadibuteco.com.br/butecos/rio-de-janeiro

Só falta uma semana para começar!

Com o lema “Somos Todos Buteco”, vai acontecer entre os dias 5 de abril e 5 de maio com petiscos vendidos com preço padrão: será R$ 35, em todo o país. Desde 2016, o Comida di Buteco é realizado em duas etapas: a primeira etapa é regional, onde a votação é feita pelo público e jurados da própria cidade. Depois de eleitos os campeões de cada circuito, um outro corpo de jurados visita e avalia os campeões para que seja eleito, então, o ‘’Melhor Buteco do Brasil’’ – que é revelado em julho, em São Paulo.

Bienalmente, o concurso lança um tema para a criação dos petiscos. Em 2024, é livre. Criatividade, resgate, inovação, pesquisa e motivação foram as diretrizes para os participantes. Acompanhe mais detalhes no Instagram @_comidadibuteco.